Java Efetivo – Aprenda Realmente a Programar Java

Postado em Atualizado em

Se você já estudou um segundo idioma e tentou usa-lo fora da sala de aula, sabe que ha três coisas que você deve dominar:

  1. Como o idioma é estruturado (gramática)
  2. Como nomear as coisas as quais se deseja falar (vocábulo)
  3. Maneiras costumeiras e efetivas de dizer coisas cotidianas (modo de uso).

Com frequência só as primeiras duas são abordadas na sala de aula e é comum vermos pessoas que nasceram falando o idioma escondendo risinhos quando tentamos nos fazer compreender.

Tudo isso é semelhante com a linguagem de programação Java!

  1. Você tem que entender a gramática: fundamentos da linguagem, se ela é algorítmica, funcional, orientada a objetos?
  2. Tem que conhecer o vocábulo: que dados, estruturas, operações e recursos são fornecidos pelas bibliotecas padrão?
  3. Tem se familiarizar com o modo de uso: quais as maneiras costumeiras e efetivas de estruturar o código? Geralmente os livros sobre linguagem de programação Java abordam somente a gramática e o vocábulo, deixando o modo de uso totalmente a parte.

Este livro tem o objetivo exclusivo de ensinar a terceira necessidade, o uso costumeiro e efetivo da linguagem Java. Pelo que eu ando percebendo nas minhas consultorias é algo que tem sido deixando totalmente de lado pelos profissionais Java. Sendo assim, é altamente recomendado para aqueles interessados em deixarem de ser “crianças” para se tornarem verdadeiros “profissionais”. Eu costumo dizer nas minhas consultorias e palestras que é impossível uma pessoa ser um “Profissional Java” sem ter lido e assimilado estas diretrizes. Infelizmente não existem mais desculpas, uma vez que já temos livro até em português com preço bem acessível.

A partir de hoje estarei resumindo cada dica desse livro e publicando em um post separado com o objetivo de ser utilizado com material de referência e estudos.

“Porque por meio de Cristo Jesus alei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte.” Romanos 8:2

4 comentários em “Java Efetivo – Aprenda Realmente a Programar Java

    […] Para todas as informações, veja o post inicial. […]

    Clelia disse:
    10/09/2012 às 20:03

    Parabéns pelo seu blog, embora já tenha me formado em sistema para web, estou iniciando no mundo java, vou aprender muito aqui, já encomendei o livro acima.

      Fernando Franzini respondido:
      11/09/2012 às 09:30

      Bem vindo e espero que vc goste do livro!

    Luciano disse:
    19/04/2013 às 01:48

    Fernando, a Paz de Cristo!
    É muito dificil quando não temos contato aprofundado com a linguagem Java. Confesso que já levei uma verdadeira “surra” ao tentar decifrar os códigos para fazer os comandos. Tentando trazer para minha realidade, como escritor do meu blog, vi que algumas pessoas dominam com certa facilidade, o que não é meu caso.

    Ainda bem que temos pessoas que deixam passo à passo disponibilizados na rede.

    Abraço e espero que suas férias sejam relmente muito bem aproveitadas.

    Graça e Paz!

Deixe um comentário