Construindo sua carreira

Postado em Atualizado em

Apos 20 dias de férias merecidas, estou de volta a correria diária com muito “gaz” para trabalhar, estudar e matar algumas novas certificações e vamos começar falando sobre algumas dicas legais que consegui reunir em minhas ultimas lidas pela web. Hoje em dia, mais do que nunca, cada um é responsável por construir e trilhar sua própria carreira. Algo importante de se lembrar neste contexto é que sua carreira é resultado da soma dos seus investimentos. Ou seja, o quanto de investimento aplicado em conhecimento no presente atual refletira diretamente na evolução futura dela, que somado com experiência podem resultar em novas portas maiores de oportunidades. Bem galera…é isso mesmo…nada vem de graça nessa vida, se porventura você deseja ter: Carreira + Salario + Conhecimento….você pode ler nas entrelinha algo mais ou menos como: Trabalhar Muito + Estudar Muito !!! Segue ai então algumas dicas:

Nunca Pare de Aprender

“Uma vida de aprendizado…”

O mundo esta em constante mudança e sempre haverá alguém fazendo, evoluindo ou inventando algo de novo. Muitos pensam que já aprenderam bastante ou que suas habilidades são suficientes ou até sua trabalho atual é o bastante. Bem, eu não posso falar por cada um, mas uma coisa eu sei, se alguém deseja ter uma carreira no futuro, esta pessoa deve investir em “updates” constantes em suas áreas de atuação.

Pergunte, Escute e Aprenda

“Um bom ouvinte aprende muito…”

Ouça cuidadosamente seus amigos de trabalhos/supervisores tanto os menos experientes e principalmente os mais. Pergunte coisas do seu interesse e escute o que eles tem para te dizer.  Umas das coisas que mais gera conhecimento em uma pessoa é se relacionar com outras mais experientes no ambiente diário de trabalho.

Destaque-se

“Seu emprego atual é o melhor lugar para iniciar sua carreira…”

Se você fizer seu trabalho bem e cumprir suas responsabilidades, esta é muitas vezes a melhor maneira de começar uma nova carreira. Converse com seu supervisor sobre coisas que você pode fazer e melhorar. Ofereça ajuda quando é necessária. Em troca, pedem ajuda para construir uma carreira melhor. Muitas vezes, é possível dentro de sua própria organização, especialmente se você tem provado ser um trabalhador de valor.

Construa Sua Rede de Relacionamentos

“Seu próximo emprego pode surgir da sua rede de contatos…”

Você sabia que mais de 50% de todos os empregos são obtidos a partir de redes de contato? Uma boa e crescente rede de contatos é um dos primeiros lugares para descobrir seu futuro profissional, explorando as novas tendências, e aprender sobre novas oportunidades. Passe algum tempo construindo novos contatos, e não se esqueça de manter os que você já tem. Valorize as pessoas, principalmente aqueles que precisam de sua ajuda.

Identifique Seu Perfil de Atuação

“O sucesso é consequência quando se gosta do que faz…”

Identifique qual é o seu perfil de atuação. Ou seja, cada um precisa descobrir o que realmente gosta de fazer. Não existe coisa pior que trabalhar em algo que não se gosta. Por isso, mesmo que isso seje sua realidade atual, cada um precisa identificar o que realmente deseja fazer e assim concentrar esforços para chegar nesse lugar desejado. Procure identificar qual é o trabalho do “seus sonhos”. Uma coisa que eu gostaria de comentar é que não estamos falando de “salario” !! Salario sera apenas o resultado final de toda essa soma.

Esteja Sempre Preparado

“A oportunidade do seus sonhos pode estar mais perto que se imagina…”

Não espere mais nada, corra para aprender e invista em updates regularmente. Amanha o emprego do seus sonhos pode bater a sua porta e inclusive do seu vizinho. O que poucas pessoas percebem é que ela inevitavelmente sera ocupada por aquele que estiver melhor preparado. Ou seja, na carreira profissional não existe sorte, sorte seria algo como “OPORTUNIDADE ENCONTRANDO A CAPACITAÇÃO”. Lembre-se, invista no aprendizado hoje para colher amanha.

Escolha as Ferramentas Corretas

“Invista nas ferramentas certas…”

Uma carreira é construída usando as ferramentas certas. Procure identificar e potencializar seus investimento nas coisas que realmente te darão retorno e minimize o investimento naquelas que não. Graduação, especialização, cursos de extensão, certificações, livros etc… Procure trocar informações com pessoas mais experientes, com o objetivo que identificar as opções de maior retorno na sua área.

Sempre Sempre Sonhe

“Não deixe sua atual situação matar seus sonhos…”

Se você tem planos em aprender mais, conseguir um emprego melhor, começando sua própria empresa ou qualquer outra coisa, você não deve usar o seu trabalho diário como uma “estação de espera”. Seu trabalho diário vai te ocupar e cansar cada vez mais. Mas busque forças e energias para realizar seus sonhos. Olhe sempre para frente…

O post fica aberto para outros comentários e sugestões. Até a próxima 😉

“O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria.” Provérbios 18-15

7 comentários em “Construindo sua carreira

    camilo lopes disse:
    30/03/2010 às 14:59

    grande fernando! de férias heim? oh vida mais ou menos essa sua heim? rs. Mas, parabens pelo post, excelente. Eu sempre carrego essa frase comigo: “Não existe sorte. A sorte é o encontro do preparo com a oportunidade.Portanto, se quiser ter sorte na vida, esteja preparado para as oportunidades.”
    A maioria que eu vejo hoje de alguns profissionais e principalmente de quem está no inicio de carreira, é foco no velho money.Uns querem ganhar muito somente pq estudou na Uni X etc. Outros pq tirou a certificacao Y acha que deve ganhar duas vezes mais que o profissional experiente s/ certificacao. Mas, sabemos que nao é por ai que as coisas funcionam, e para alertar e fortalecer o que o fernando falou sobre certificacoes, pos etc. Elas vem como sobremesa ao seu conhecimento + experiencia e fator de decisao. E como foi citado é tudo uma questão de SOMA. A velha expressao “No pain, no gain”. Sem esforço nao há recompensas. Ai alguns falam há eu mim esforço, vou para faculdade todos os dias. Ouço isso direto. Ai eu digo, ue, mas vc nao teria que ir sempre? O esforço é vc ir alem da média, “sacrificar” fds, feriados, madrugadas, isso é o “pain”. A minha experiencia mostra que quando estudamos e fazemos o que gostamos nao há feriado, domingo etc. qualquer dia ou hora é um bom momento para estudar e nem percebemos isso e o melhor nao se torna obrigacao. Claro que temos que reservar horas para o lazer pq o corpo, a mente vai solicitar isso,para que o equilibro seja feito. Mas, nao podemos esquecer que o nosso melhor amigo na nossa maratona de estudos, carreira profissional é o tempo. Um executivo em uma reuniao chegou e disse: “Mata o tempo e matarás a tua carreira”. Em meu blog tem até um post sobre como ajudar definir as metas: http://blog.camilolopes.com.br/?p=1364

    flw! Fernando abracos meu caro 😀

    Fernando Franzini disse:
    30/03/2010 às 15:20

    Ola Camilo…tudo na paz ? Estou de volta ai hehe…fazer oque..temos que trabalhar…kkkk Mas é isso mesmo…vc falou tudo. Eu poderia acrescentar o seguinte: tem muito nego querendo ganhar muito do nada… Salario alto sempre esta acompanhado de “responsabilidade” !!!..ou seja…se vc ganha bem…tem grandes responsabilidades…como a coisa já indica…não cai do céu…nenhuma empresa vai colocar alguém sem perfil para assumir responsabilidades. Abraços Camilo

    wbissi disse:
    30/03/2010 às 16:27

    Olá Fernando como vai?

    Post muito bacana, que retrata um pouco da sua experiência atual (acredito eu).
    Gosto muito dessa frase: “sorte seria algo como OPORTUNIDADE ENCONTRANDO A CAPACITAÇÃO”. Mtos pensam que só precisam de sorte para conseguir um emprego melhor, mas não é bem assim.
    Depende muito mais do esforço de cada um, do que qualquer outra coisa.

    Forte abraço.

    Fernando Franzini disse:
    30/03/2010 às 16:43

    Opa…retrata sim…estou neste caminho ha algum tempo já..e assim comprovo tudo isso a cada conquista. Abraços.

    Junior disse:
    30/03/2010 às 17:02

    Boa tarde Fernando,
    Eu reconheci em tudo o que escreveu aquilo que tenho feito durante alguns anos, não acho esse caminho complicado de seguir, mas a maior barreira encontrada hoje é o problema que se encontra com colegas de trabalho na empresa quando é notado que você está empenhado em algo ou estudando algo novo, parece que é visto como ameaça, acho esse o grande problema durante o crescimento.

      Fernando Franzini disse:
      30/03/2010 às 17:24

      Ola Junior
      Sim, infelizmente isto acontece..e temos que aprender a lhe dar com isso…outras pessoas. Eu costumo tratar todos como amigos…convidando-os para estudar tb, compartilhando material etc…a concorrência somente acontece na hora de obter uma vaga no mercado. Mas dai não existe nada que possa ser feito..o mais preparado vence. Abraços..

    Tiago disse:
    30/03/2010 às 18:18

    parabéns com o post Fernando gostei muito e concordo com você.

Deixe um comentário