Mico Java 3

Um dos micos mais clássicos em desenvolvimento web é o gerenciamento de conexões de banco de dados. Há dois micos:

Mico 1

Primeiro, abrir uma conexão para um banco de dados pode demorar muito tempo. Podem decorrer vários segundos no processos de conexão, autenticação e aquisição de recursos a serem concluídos. Assim, você não pode simplesmente abrir uma nova conexão para cada http request.

Mico 2

Por outro lado, você não pode manter aberto um grande número de conexões para o base de dados. As conexões consomem recursos, tanto no programa cliente quanto o servidor do banco de dados. Comumente, um banco de dados coloca um limite no número máximo de conexões concorrentes que permite. Assim, sua aplicação não pode simplesmente abrir uma conexão sempre que um usuário fizer logon e deixá-lo aberto na sessão http até o usuário faz logoff. Afinal, seu usuário pode se afastar e nunca fazer logoff.

Solução

A solução correta para essa situação é o uso do Object Pooling. Um pool de conexão contém conexões de banco de dados que já estão abertas. Os programas obtêm conexões do pool. Quando as conexões não são mais necessários, eles são devolvidos ao pool, mas eles não estão fechados. Assim, o pool minimiza o intervalo de tempo de estabelecer conexões de banco de dados. Java da suporte para toda essa infraestrutura com a especificação JDBD, DataSource  e CDI para que tudo funcione rápido e fácil.

Independente do tamanho da sua solução web com Java, da quantidade de requisições, da marca do banco de dados ou do numero total de usuário simultâneos, sempre use DataSource!

Gostaria de aprender a como usar Pooling em aplicações Java? Veja nosso curso Java JEE DataSource – Escalando a integração com SGDB.

“Feliz aquele cujas maldades Deus perdoa e cujos pecados ele apaga!” Romanos 4:7

Anúncios

Os comentários estão encerrados.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: