Economizando semanas com TDD

Postado em Atualizado em

Essa semana tive que atualizar um projeto java web para a ultima versão do spring 4.3.12 e hibernate 5.2.11. Para quem sabem como isso funciona, eu teria agora que retestar o sistema inteiro, justamente pelo fato do spring controlar todos os objetos do sistema e o hibernate fazer toda a geração de SQL e persistência. Muita coisa pode ter mudado, gerando erros, fazendo que com a solução estável em produção apresentasse bugs na próxima versão.

Esse sistema, tem 396 testes/processos de negocio a ser testado, partindo da métrica simples que eu demoraria em torno de 8 minutos para testar cada um desses processos, contanto o trabalho de:

  1. abrir navegador
  2. logar no sistema
  3. entrar no menu
  4. preencher os dados dos processos
  5. gerar o processamento
  6. validar a resposta

Eu gastaria (396 x 8 = 3168 minutos / 60 (h) = 52 horas / 8 horas por dia) 7 dias de trabalho.

Que tédio cara! Você gastaria uma semana fazendo isso? E semana que vem que sai o spring novo? + 1 semana de retrabalho! E na outra semana sai o hibernate 6 novo? + 1 semana de retrabalho né. E ai? Se gosta dessa vida de cachorro? Melhor nem atualizar não é mesmo? Só da retrabalho!

É exatamente o que acontece com a maioria das empresas, preferem nem atualizar justamente para não desestabilizar e não ter que gastar recursos em ciclos de retrabalho DRY sem fim.

Mas para quem usa TDD, esse problema já ficou para trás 🙂 ! O TDD desse sistema demorou 37 segundos para rodar todos os testes e me dar o feedback e a segurança que eu precisava garantindo que a nova versão do sistema com os frameworks atualizados não gerou bugs.

Gostaria de aprender a desenvolver sua solução orientada a TDD? Veja nosso curso TDD – Desenvolvimento Java Guiado por Testes.

“…a luz verdadeira que veio ao mundo e ilumina todas as pessoas.” João 1:9

Anúncios

Um comentário em “Economizando semanas com TDD

    […] Sempre escreva testes: Estamos em 2018, criar um projeto sem testes é insanidade. Veja esse post. […]

Os comentários estão encerrados.