Programação Orientada a Objetos com Java

Postado em Atualizado em

Programação Orientada a Objetos é um paradigma de programação que usa abstração para criar modelos baseados no mundo real. POO usa várias técnicas vindas de paradigmas previamente estabelecidos, incluindo modularidade, polimorfismo e encapsulamento. Atualmente, muitas linguagens de programação populares (como Java, JavaScript, C #, C ++, Python, PHP, Ruby e Objective-C) permitem a programação orientada a objetos (POO).

A POO pode ser vista como o projeto de software utilizando uma coleção de objetos em cooperação, em oposição a uma vista tradicional, em que um programa pode ser visto como uma série de funções, ou simplesmente como uma lista de instruções para o computador. Em OOP, cada objeto é capaz de receber mensagens, processar dados e envio de mensagens para outros objetos. Cada objeto pode ser visto como uma pequena máquina independente, com um papel ou responsabilidade distinta.

A POO se destina a promover uma maior flexibilidade e facilidade de manutenção na aplicação, e é muito popular em engenharia de softwares de grande escala. Em virtude de sua forte ênfase na modularidade, código orientado a objetos destina-se a ser mais simples de desenvolver e mais fácil de entender mais tarde, prestando-se a uma análise mais direta, codificação e compreensão de situações e procedimentos mais complexos do que nos métodos de programação menos modulares.

Classe
Define as características do objeto. Uma classe é uma definição modelo das propriedades e métodos de um objeto.
Objeto
Um exemplar de uma classe.
Atributo
Uma característica do objeto, como cor, modelo, fabricante se estivemos representando um veículo, por exemplo.
Método
Uma ação do objeto, como ligar, desligar, frear se estivemos representando um veículo, por exemplo. É uma subrotina ou função associada a uma classe.
Construtor
Um método chamado assim que um novo exemplar do objeto for criado. Ele geralmente tem o mesmo nome da classe que o contém.
Herança
Uma classe pode herdar características de outra classe.
Encapsulamento
Uma maneira de agrupar os dados e os métodos que usam os dados.
Abstração
A conjunção de herança complexa, métodos, propriedades de um objeto devem refletir adequadamente um modelo da realidade.
Polimorfismo
Diferentes classes podem definir o mesmo método ou propriedade.

Como aprender tudo isso?

Aprender tudo isso da trabalho, é cansativo e precisa de vários livros. Para aqueles que não querem trilhar esse caminho por conta, nós criarmos 2 cursos em Java que cobrem todos esses assuntos, de forma rápida, direta e com profissionais certificados, credenciados e com décadas de anos de experiência real:

Estamos a sua disposição para qualquer dúvida!

“Vocês o amam, mesmo sem o terem visto, e creem nele, mesmo que não o estejam vendo agora.”1 Pedro 1:8

Anúncios