Diário de Bordo M101J – 1

Edownloadstou fazendo o curso oficial de “Desenvolvedor Java com MongoDB – M101J” na mongo university e estarei semanalmente postando nossas rotinas de estudos.

Nessa terça feira, iniciamos nossa primeira semana do curso, muitas aulas introdutórias sobre mongodb, instruções de instalações, um pouco da filosofia de armazenar dados no paradigma “documents”, formato JSON e BSON e principalmente a diferenças a respeito do BSON. Depois dos aulas, temos que responder alguns questionários em formato de QUIZ. Tivemos 3 tarefas:

  1. Foi instalar o mongo na sua maquina.
  2. Foi fazer um restore de um banco completo no qual eles enviaram um DUMP. E precisamos fazer um “find” em uma colletion, pegar o valor de um campo e postar numa determinada resposta no questionário.
  3. Foi criar um projeto java baseado em maven. Eles nos enviaram o POM com dois frameworks. O primeiro framework é o Java Spark, usado para fazer aplicações web e o outro é o Freemaker, utilizado para fazer templates de paginas web. Tivemos que aprender um pouco de cada um deles e rodar algumas exemplos simples de estudos.

Esta sendo muito legal, muitas novidades e muitas informações. Único detalhe é que eu só estou indo bem no curso por que já li 4 livros de MongoDB e já trabalho com ele. Acredito que um aluno sem base nenhuma teria grande dificuldades por que mesmo tendo as aulas, elas não cobrem todos os detalhes. Tarefa da semana completa e entregue! Veremos semana vem!

“O orgulhoso será logo humilhado; mas com os humildes está a sabedoria.” Provérbios 11:2