Criando Sistemas Manuteníveis # 1

Postado em Atualizado em

lrgLevou algum tempo, mas as empresas finalmente perceberam que, para um projeto ter sucesso, o foco tem de ser colocado no longo prazo. Ou seja, o importante no desenvolvimento do software não é na velocidade que se entrega e sim na qualidade estrutural da solução.

Manutenibilidade é a questão principal de tudo, e para que isso tenha um custo razoável, é necessário que seja cuidada desde o primeiro dia de projeto.

Depois de muitos anos de fracassos, a indústria de desenvolvimento de software vem gradualmente entendendo o que faz projetos ter sucesso. Práticas de projetos começaram a aparecer, por vezes, misturados com desinformação e alguns folclores técnicos, mas por tentativa e erro, as equipes ao redor do mundo começaram a separar o “joio do trigo”.

Este livro apresenta um estudo que mostra a maneira na qual projetos fazem manutenção de sistemas, identificando a diferença entre o sucesso e o fracasso. Depois de analisar casos de negócios em anos, este livro sugere dez orientações que, se seguido corretamente, pode fazer a diferença entre sucesso ou fracasso dos projetos. Estas orientações foram derivadas da análise de centenas de sistemas do mundo real, que fizeram seus projetos serem bem-sucedidos em seus ciclos de manutenção.

A partir de hoje, eu postarei gradualmente um resumo de cada uma dessas práticas de forma a usar o material como consulta rápida. Para os interessados em realmente se aprofundar nesse assunto, veja nosso curso ead AQT M1 – Introdução a Arquitetura de Software com Java  que cobre exatamente o assunto.

“Portanto, sejam humildes debaixo da poderosa mão de Deus para que ele os honre no tempo certo.” 1 Pedro 5:6

2 comentários em “Criando Sistemas Manuteníveis # 1

    […] Para os interessados em realmente se aprofundar nesse assunto, veja nosso curso ead AQT M1 – Introdução a Arquitetura de Software com Java  que cobre exatamente o assunto. Este post faz parte de uma serie de posts, veja o inicial. […]

    […] Este post faz parte de uma serie de posts, veja o inicial. […]

Os comentários estão encerrados.