Desabafo Total

professor burroEu não costumo postar textos negativos e nem falar mal de “pessoas”, mas hoje eu vou sair da minha ética profissional e vou “chutar o pau da barraca”. Tenho passado por situações que eu realmente não entendo, como tem no mercado profissionais desinformados, usando tecnologia de forma totalmente errada. Segue os casos:

Usar SOAP para retornar uma String contendo um XML…

Como pode??? SOAP é um protocolo pesadíssimo com o objetivo de determinar e garantir um “contrato” de envio e recebimento de objetos no formato XML no qual faz parte do contrato o esquema e a validação do próprio envelope do objeto. Declarar um WSDL com retorno de String e colocar um XML la dentro só pode ser coisa de manézãooooo mesmo!! Não faz nenhum sentido isso!! Meu Deus do céu!!! Peguei + de 3 empresas grandes fazendo isso e ainda tiver que ler e transformar o xml via String!!

Usar MongoDB como se fosse relacional….

Tem gente copiando modelo relacional para dentro do MongoDB, usando referencia de ID’s em diferentes collections, criando processos compostos “transacionais” manuais, implementando roolback manuais e um trilhão de porcaria de código para suprimir as buscas com JOIN. Meu Deuuusss do céuuu!! Volta para o banco de dados relacional cabeçudooooo! MongoDB não foi feito para isso….La no mongo você desnormaliza os dados, cria uma única collection por transação e persiste somente 1 objeto único atômico com todos os seus agregados por transação de sistema. Você esta querendo economizar espaço? Pra que? Não ta usando um NoSQL para escalar horizontalmente? kkkkkkk…….É verdade que o mongo tem recursos para fazer joins entre collection, mas é para ser usada na exceção e não como regra.

Usar microservices para meia duzia de serviços…

Microservice não é uma coisa boa! Microservice é uma coisa ruim! Microservice é como se fosse uma última atitude arquitetural desesperada para tentar arrumar e organizar uma solução monolítica que chegou ao caos por ser muito grande e complexa de gerenciar. A introdução dessa arquitetura em si já gera muitos problemas e contornos que se forem aplicadas para soluções sem perfil acabam só estragando ao invés de melhorar. Para de abelhuuudarrrrr !! Fazer soluções pequenas usando microservices vai mais gerar problemas que o próprio contexto de negócio da solução!  Arquitetura monolítica sempre sera para 90% dos casos….

Ufa…agora estou mais leve! E desde já, me perdoem pelo desabafo….