NoSQL Como armazenar os dados de uma aplicação moderna

QJqAPTPE3N1YMoK32lk4dVw2XtfE6jmYTk-u1SahDYE_largeEste livro se destina a desenvolvedores e arquitetos de software que já tenham experiência com algum tipo de banco de dados relacional ou NoSQL e querem aprender mais sobre os tipos de bancos de dados e entender os impactos que a escolha deles pode trazer para sua arquitetura e seus clientes.

No decorrer do livro, quando um novo conceito ou funcionalidade é apresentado, normalmente existe a comparação com os bancos relacionais e o SQL. Então, ter um conhecimento prévio sobre conceitos básicos de bancos de dados, como tabelas, joins, forma normal (normalização de dados) e um pouco de SQL, ajudará muito o entendimento.

Apesar de o livro abordar exercícios práticos de programação, ele foca totalmente na camada de persistência, com alguns exemplos de código em JavaScript, erlang, bash, e algumas query languages. Por isso, não existe a necessidade de conhecer bem alguma linguagem de programação específica, nem mesmo as utilizadas, mas é importante ter noções de programação para compreender e reproduzir os códigos apresentados.

A maior parte das tecnologias apresentadas pode ser instalada em Windows, Mac ou Linux, e todas elas possuem imagens prontas para rodar em docker containers. Apesar da preferência por ambientes baseados em Unix, é possível reproduzir quase todos os exercícios em qualquer sistema operacional.

“Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente.” Filipenses 4:8