Dicas de Estudos Certificação

Tip-Jar3_smHoje eu gostaria de compartilhar algumas dicas e diretrizes de estudo que eu acabei desenvolvendo ao longo das minhas certificações que poderão fazer grande diferença nos momentos decisivos e críticos de estudo para os interessados em um dia prestar alguma certificação. Seguem elas:

1. Estude periodicamente

Decida quantas horas você terá de estudo diário, escolha um horário fixo e lugar adequado sem barulhos, ruídos, telefones, pessoas faltando etc.  Cumpra este horário disciplinarmente e não fique variando dia a dia. Sempre tome muita água durante os estudos.

2. Leia e entenda o conteúdo

Não faça coisas ao mesmo tempo que estuda! Não use chats, não escute música, não deixa a tv ligada, não cuide de crianças, não faça nada que venha interromper seu cérebro de entender e memorizar o conteúdo! Preste atenção no que você esta lendo. Não fique tentando acabar com as páginas do livro de forma rápida. Caso contrario, você terá a falsa impressão de que esta lendo tudo bonitinho, entretanto o conteúdo não vai entrar cachola. Veja que isso é uma total perda de tempo, pois você não ira entender ou  memorizar nada e ainda terá que reler tudo novamente.

3. Releia os capítulos no qual tem dificuldades

Durante os estudos você pode perceber que apresentará uma certa dificuldade em alguns tópicos. Diante disso, identifique estes tópicos e invista um tempo de qualidade maior posterior para reler os materiais sobre eles.

4. Pratique os exemplos

Se você ficar com dúvida em alguma coisa, faça os exemplos práticos e tire todas a limpo! Não seja abelhudo de tentar fazer a prova na raça! As certificações de TI em geral são muito bem elaboradas com pegadinhas extremamente camufladas e direcionadas para confundir o raciocínio do candidato, sem falar que a prova ainda pode estar em inglês para piorar o cenário.

4. Faça cartões de memória

Mesmo relendo os tópicos de maiores dificuldades, ainda sim pode existir alguma coisa que você terá grandes dificuldades em memorizar. Nestes casos, use a técnica apelativa de cartões de memorização. Como funciona ? É simples: faça cartões com resumos que descreva brevemente o conteúdo ou conceito daquilo que se necessita memorizar e leia-os no mínimo duas vezes ao dia. Tem pessoas que gosta de coloca-los em lugares que possam ser visualizados durante o seu dia: espelho, mesa de trabalho, papel de parede do desktop etc.

5. Faça simulados

Faça os simulados de forma séria como se você estivesse verdadeiramente durante a prova oficial! Não faça intervalos durante os simulados porque na prova real não existira isso. Leia cada questão pausadamente, marque a resposta de acordo com seu raciocínio e não fique pensando muito durante a questão. Ou você sabe ou você não sabe! O tempo limite da prova estará correndo, por isso responda a questão com objetividade. E se porventura você estiver com dúvida, marque a determinada questão para ser revisada após você responder todas as outras.

6. Não refaça o mesmo simulados sequencialmente

A repetição sequencial faz você ter uma falsa sensação que esta acertando as questões, mas a real é que você já decorou as perguntas. Quando for repetir os simulados, faça-os  intercaladamente em espaço de dias consideráveis. Isso fara sua mente perder a referência das respostas, fazendo com que você não tenha uma enganosa média de acertos.

Eu pratiquei todas as idéias acima citadas e sempre obtive sucesso nas certificações que eu prestei. O post fica aberto para aquele que desejam completar com outras dicas.

“Melhor é ser humilde de espírito com os humildes do que repartir o despojo com os soberbos.” Provérbios 16:19

Um pensamento sobre “Dicas de Estudos Certificação

  1. Pingback: Guia de estudos para OCPJP 8 | Fernando Franzini Blog

Os comentários estão desativados.