Como se transformar em um arquiteto de software? V2

Postado em Atualizado em

images

Estes dias atras me perguntaram quais seriam as informações mais básicas para se tornar um arquiteto de software. Segue ai a resposta bem resumida:

1)Modelo C4

Para o plano arquitetural conhecido como “blueprint” de um projeto, se faz necessário projetar a solução usando diagramas. Esqueça a UML! Eu uso modelo chamado de “C4”. Aprenda no livro Software Architecture for Developers.

2)Projeto e Design DDD

Para o design de camadas e projeto oop, se faz necessário uma abordagem 100% OO. Eu uso uma técnica chamada a de “Domain Driven Design”. Aprenda no livro Domain-Driven Design: Atacando as Complexidades no Coração do Software.

3)Desenvolvimento TDD

Para o desenvolvimento, se faz necessário usar uma abordagem de construção de software. Eu uso uma técnica chamada de “Test Driven Design”. Aprenda no livro Test-Driven Development – Teste e Design no Mundo Real.

4)Design Emergente

Para criação e evolução da estrutura do produto em desenvolvimento, se faz necessário o uso de alguma abordagem. Eu uso uma chama de”Design Emergent”. Aprenda no livro Emergent Design: The Evolutionary Nature of Professional Software Development.

5)Linguagem Dinâmica

Para programação oo, use uma linguagem de programação dinâmica no qual se possa usufruir de técnicas como metaprogramming e duck type. Eu uso Groovy, aprenda no livro Programming Groovy 2: Dynamic Productivity for the Java Developer. Um arquiteto nos dias atuais deve saber quando dosar estruturas com Design By Contract versus Design By Capabilities.

Eu me coloco a total disposição para ajudar e resolver duvidas de qualquer um interessado em trilhar esse caminho. Se você precisar de uma ajuda extra e tem interesse em investir em cursos, nossa grade de arquitetura cobre a maioria desses tópicos AQT M1, M2 e M3. Bons estudos!!!.

“Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou.” Romanos 8:37

