Java Effective – Aprenda a programar em Java

51+QT0CAoEL._SX384_BO1,204,203,200_Se você já estudou um segundo idioma e tentou usa-lo fora da sala de aula, sabe que ha três coisas que você deve dominar: como o idioma é estruturado (gramática), como nomear as coisas ass quais se deseja falar (vocábulo) e as maneiras costumeiras e efetivas de dizer coisas cotidianas (modo de uso). Com frequência só as primeiras duas são abordadas na sala de aula e é comum vermos pessoas que nasceram falando o idioma escondendo risinhos quando tentamos nos fazer compreender.

Tudo isso é semelhante com a linguagem de programação Java. Você tem que entender a gramática: fundamentos da linguagem, se ela é algorítmica, funcional, orientada a objetos? Tem que conhecer o vocábulo: que dados, estruturas, operações e recursos são fornecidos pelas bibliotecas padrão? E precisa estar familiarizado o modo de uso: quais as maneiras costumeiras e efetivas de estruturar o código? Geralmente os livros sobre linguagem de programação Java abordam somente a gramática e o vocábulo, deixando o modo de uso totalmente a parte.

Este livro tem o objetivo exclusivo de ensinar a terceira necessidade, o uso costumeiro e efetivo da linguagem Java. Pelo que eu ando percebendo nas minhas consultorias é algo que tem sido deixando totalmente de lado pelos profissionais Java. Sendo assim é altamente recomendado para aqueles interessados em deixarem de ser “crianças” para se tornarem verdadeiros “profissionais”. Eu costumo dizer nas minhas consultorias e palestras que é impossível uma pessoa ser um “Profissional Java” sem ter lido e assimilado estas diretrizes. Infelizmente não existem mais desculpas, uma vez que já temos livro até em português com preço bem acessível.

Ja faz algum tempo que eu venho resumindo e postando cada item do livro como material de estudo – material de referência e estudos.

“Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.” Lucas 11:10