Quais são as expectativas do seu cliente?

1158071_paper_emotions_-_sad

O cliente tem expectativas certo? Se falássemos do setor de automóvel, a expectativa seria de andar no seu tão sonhado carro zerinho. Se falássemos de um restaurante, a expectativa seria de degustar um prato de jantar bem gostoso.

E se falássemos sobre o desenvolvimento de software, qual seria a expectativa de um cliente que pagasse um prestador para desenvolver um novo sistema? Seria colocar o sistema para rodar na empresa o mais rápido possível, visando único e exclusivamente ROI.

Por que é então que a maioria dos prestadores por aí, normalmente se auto classificando de “Fábrica de Software” ficam só entregando especificação e ou documentação em texto? Essa é realidade da maioria dos projetos de software brasileiro. O cliente vai pagando várias parcelas do projeto, e fica meses e até anos só recebendo papel escrito. A maioria desses projetos falham, os clientes no final das contas acabam pagando muito, ficando com uma pilha de papel ou documentos texto. Você já viu esse caso acontecer? Eu já, vários….

  • Imagine o cliente comprando um carro, pagando muitas parcelas e o prestador de serviço entregando só o manual do carro? Você consegue desfrutar do manual do carro sem o carro?
  • Imagine o cliente morrendo de fome, pagando o jantar, e o prestador de serviço entregando só a receita do prato? Você consegue desfrutar do jantar olhando os itens no papel?

Eu te pergunto novamente: qual é a expectativa do seu cliente? O cliente consegue executar um arquivo.txt ou .doc e receber retorno do investimento? Claro que não….

Então acorda meu querido, saia dessa vidinha de amador, para de perder tempo fazendo coisas que não geram e nem agregam valor no projeto e se torne verdadeiramente um desenvolvedor de software profissional. Venha fazer nosso curso de eXtreme Programming e descubra como atender as reais expectativas desse cliente.

“A voz de Deus troveja maravilhosamente; ele faz coisas grandiosas, acima do nosso entendimento.” Jó 37:5