Catalogo de Refatoração – Movendo Recursos Entre Objetos #1

imagesA decisão mais difícil e importante em um projeto orientado a objetos é onde colocar as responsabilidades. Mover estado e comportamento entre classes é a essência da refatoração. À medida que o sistema de desenvolve você descobre a necessidades de novas classes e a necessidade de distribuir responsabilidade de forma coesa. Segue as estratégias de refatorações para esse contexto:

Mover Método – use quando encontrar um método que esta, ou estará, usando ou sendo usado por mais recursos de outra classe do que a classe que ele esta definido.

Mover Campo – quando encontrar um campo que é ou será usado mais por outra classe do que a classe que ele esta definido.

Extrair Classe – use quando encontrar uma classe fazendo um trabalho que deveria ser feito por duas ou mais classes. Na prática as classes vão crescendo ao longo do tempo e assumindo muitas responsabilidades. Diante disso, aplique essa estratégia no momento que a quebrar a coesão.

Para todas as informações, veja o post inicial.

“Alegrem-se, porém, todos os que se refugiam em ti; cantem sempre de alegria! Estende sobre eles a tua proteção. Em ti exultem os que amam o teu nome.” Salmos 5:11