Catalogo de Refatoração – Compondo Método #3

23307Dividir Variável Temporária – use quando encontrar uma variável temporária que receba diferentes valores ao longo das diversas expressões, utilizados para diferentes contextos e propósitos. Tal situação deixa o código confuso. Cada variável temporária deve assumir apenas uma única semântica e por isso cada valor deve ter sua própria variável separada.

Remover Atribuições a Parâmetros – use quando encontrar algum parâmetro de método sendo modificando durante a execução do mesmo. Tal situação causa falta de clareza e confusão geradas pelas diferenças entre as passagens de parâmetros por valor e por referência. Nestes casos sempre crie uma variável temporária para receber a nova atribuição, deixando o estado do parâmetro da mesma forma que entrou. Uma forma de contornar essa situação passar a utilizar parâmetros como “final”.

Substituir Método por Objeto Método – use quando encontrar um método longo e complexo, com várias variáveis locais no qual não se consegue aplicar a estratégia “Extrair Método”. Nesse cenário, transforme o método em seu próprio objeto de modo que todas as variáveis locais se tornem campos desse objeto. Posteriormente é possível decompor o método inicial outros métodos menores, caso seja necessário deixar as coisas mais claras.

Para todas as informações, veja o post inicial.

“Como o frescor de neve no tempo da sega, assim é o mensageiro fiel para com os que o enviam, porque refrigera o espírito dos seus senhores”. Provérbios 25:13