Usando JAX-RS para consumir REST no android

Nas últimas semanas eu montei uma arquitetura para consumir REST via android. Seguindo a regra básica da engenharia de software “o menos é mais”, já parti direto para o framework JAX-RS, usando o Jersey como provider. Depois de alguns enroscos e configurações específicas, rodo que foi uma belezura, uma maravilha! Hoje gostaria de compartilhar como fazer isso:

1) Libere o acesso as chamadas de rede no android manifest: 
xml1

2) Importe os jar’s do Jersey no lib e acrescente no gradle.build, somente os jar’s necessários para fazer o REST client, acompanhados com o provider de conversor para JSON jackson:
xml1

3) Para o Jersey rodar no android, é necessário criar uma classe que faça algumas configurações específicas:

xml1

4) Para o Jersey rodar no android, é necessário registrar as configurações. Antes de invocar uma requisição HTTP, registre o provider criado no item 3 para o android + o provider do conversor de JSON:

xml1

E assim, você consegue desfrutar de + 1 especificação Java compatível para ser reusada em aplicativos android. Até a próxima😉 !

“Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus”. Mateus 6:1

Um pensamento sobre “Usando JAX-RS para consumir REST no android

  1. Pingback: Usando Spring RestTemplate para consumir REST no android | Fernando Franzini Blog

Os comentários estão desativados.