JSF2.2 + HTML5 = Combinação Perfeita para 2015

Postado em

Uma das maiores reclamações com relação ao JSF e a maioria dos frameworks component-based é a ausência de um controle fino do HTML gerado, principalmente com as mudanças trazidas pelo HTML5 e a necessidade de responsividade das páginas. Esse problema normalmente se intensifica quando existe um web designer na equipe, pois para construir as páginas ele teria que trabalhar, entender e arrumar o HTML gerado pelas bibliotecas de componentes. A resposta para resolver isso, sem dúvida, é a nova versão do JSF2.

Com ele, podemos escrever uma página apenas com HTML puro, porém com a possibilidade de associar os elementos HTML da página a componentes JSF no lado servidor. Para que um elemento HTML da página seja gerenciado pelo JSF, precisamos apenas usar a nova namespace http://xmlns.jcp.org/jsf e associar apenas os atributos desejados. Veja o exemplo abaixo:

jsf

Se pelo menos um atributo do elemento HTML estiver usando a nova namespace,o JSF adiciona um componente na árvore de componentes e este é ligado ao elemento da página. Para todas as informações vejam o ótimo artigo do Rafael Ponte sobre o assunto.

“Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos!” Romanos 11:33

Anúncios

Um comentário em “JSF2.2 + HTML5 = Combinação Perfeita para 2015

Os comentários estão encerrados.