Maus Cheiros #5

Postado em

trocar-fralda-para-ela-no-ficar-pesada-no-bebeClasse Ociosa

Cada classe que você cria custa dinheiro para manter e compreender. Uma classe que não esteja fazendo o suficiente para se pagar deve ser eliminada, principalmente aquelas que foram acrescentadas para suportar alterações futuras de forma antecipada, mas que nunca aconteceu.

Generalidade Especulativa

Ocorre quando é implementado estruturas genéricas e flexíveis ao ponto de compor situações futuras que ainda não aconteceram no projeto, sem uma real previsão de acontecer. O resultado muita das vezes é dificuldade de se entender e manter, mais atrapalhando que ajudando. Diante disso, se livre de todas elas. Ou seja, faça somente o que for realmente necessário, deixando o futuro para uma futura refatoração.

Campo Temporário

Ocorre quando você encontra um objeto no qual uma variável de instância recebe um valor apenas em determinadas circunstancias de execuções e ou algoritmos, deixando difícil de ler e entender, uma vez que o normal é esperar que um objeto precise de todas as suas variáveis. Diante disso, separe estes campos órfãos em algum lugar diferente de acordo com o contexto da situação, podendo ser uma nova classe especifica chamada de “objeto método”.

Para todas as informações, veja o post inicial.

“De Deus dependem a minha salvação e a minha glória; estão em Deus a minha forte rocha e o meu refúgio.” Salmos 62:7

Anúncios