Controlando versões com Git e GitHub

Postado em

GIT-ebook_45d3d10f-9b34-47a7-b891-223936a38e34_largeDesenvolver software não é fácil. Há sempre demandas de novas funcionalidades a serem desenvolvidas e de alterações nas funcionalidades já existentes. Por isso, uma das preocupações nos projetos é manter um histórico de evolução do código fonte, facilitando o trabalho de desfazer algumas dessas alterações caso seja necessário. Além disso, como geralmente trabalhamos em equipe, outra preocupação é sobre como integrar o trabalho entre os membros da equipe. Diversos problemas relacionados com essas preocupações podem acontecer durante o desenvolvimento de um software, e para evitá-los é essencial a utilização de uma ferramenta de controle de versão. O Git é uma dessas ferramentas de controle de versão. Foi criado em 2005 por Linus Torvalds, o criador do Linux, e hoje é uma das ferramentas de controle de versão mais utilizadas nos projetos de desenvolvimento de software, por ser mais rápido e eficiente do que as outras ferramentas tradicionais, como CVS e SVN. Já o GitHub é um serviço web que nos permite hospedar repositórios de projetos que utilizam o Git, facilitando assim o trabalho em equipe e a colaboração com projetos open source.

Neste livro, Alexandre Aquiles e Rodrigo Ferreira mostrarão como utilizar o Git para controlar as versões do seu projeto. Serão ensinados comandos para criação de repositórios, trabalho local e remoto, branches, tags, conflitos, dentre outros assuntos. Além disso, será ensinado como criar uma conta no GitHub e utilizá-la para hospedar seus repositórios.

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” 1 João 1:9

Anúncios