Extreme Programming – 1

Postado em

2014_05_14_11_25_150849026Extreme Programming (XP) é uma metodologia de desenvolvimento de software, nascida nos Estados Unidos ao final da década de 90. Vem fazendo sucesso em diversos países, por ajudar a criar sistemas de melhor qualidade, que são produzidos em menos tempo e de forma mais econômica que o habitual. Tais objetivos são alcançados através de um pequeno conjunto de valores, princípios e práticas, que diferem substancialmente da forma tradicional de se desenvolver software.

Manifesto Ágil

  • Indivíduos e interações entre eles mais que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.

Valores do XP

Todos que se envolvem com desenvolvimento de software têm um sentimento sobre aquilo que realmente importa. Uma pessoa pode achar que o que realmente importa é pensar cuidadosamente em todas as decisões de design concebíveis antes de implementá-las. Outra pode achar que importante mesmo é não ter nenhum tipo de restrições sobre sua liberdade pessoal.

O maior problema que eu encontro em relação ao que as pessoas “sabem” sobre desenvolvimento de software é que elas se concentram em ações individuais. O que realmente importa não é como uma pessoa se comporta, mas sim como os indivíduos se comportam como parte de uma equipe e como parte de uma organização.

Por exemplo, as pessoas são apaixonadas por estilos de codificação. Apesar de haver estilos que são sem dúvidas melhores que outros, a questão mais importante em relação a estilos de codificação é que a equipe como um todo escolha adotar um estilo em comum. Estilos de codificação muito peculiares e os valores revelados por eles, liberdade pessoal a qualquer custo, não ajudam a equipe a ter sucesso.

Se todos na equipe se concentrarem naquilo que é importante para a equipe, em que devem se concentrar? XP se baseia em cinco valores para guiar o desenvolvimento: Comunicação, Coragem, Feedback, Respeito e Simplicidade.

Fonte: http://desenvolvimentoagil.com.br/xp/

“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.” Colossenses 3:12

Anúncios