Dinâmica para Melhoria Contínua

Postado em Atualizado em

20140430_160033

Faça uma cartolina em branco com o seguinte texto centralizado “Melhoria Continua” e o leve para a reunião de retrospectiva. Faça abertura padrão da reunião, horário de começo e fim, projeto, dados gerais, bla bla etc. Peça para cada membro da equipe para criar e escrever um post-it para cada tópico que na percepção pessoal dele não ocorreu satisfatoriamente durante o último ciclo de desenvolvimento. De uns 5 minutos para que cada um possa pensar, criar as notas e colocar na cartolina. Depois disso, peça para cada pessoa se levantar e falar sobre os seus post-it.

Cada membro deve ir a frente e relatar a ocorrência expressando a sua opinião do por que não foi bom. Quais foram os problemas e as consequências daquele fato? Isso naturalmente vai gerar uma discussão na equipe para fomentar o assunto. No final da discussão, a seguinte pergunta deve ser feita: “O que nos iremos fazer para que isso não acontece mais?” Deixa que a  própria equipe gere as ideias de melhorias. Faça isso até todos os post-it da cartolina sejam abordados.

No final da retrospectiva, terão sidos levantados os episódios problemáticos, suas consequências, as discussões sobre eles e a melhoria adotada a ser aplicada no próximo ciclo de desenvolvimento de forma que cada problema não venha mais acontecer.

Tudo pode ser feito melhor do que está sendo feito!

“Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” 2 Timóteo 1:7

Anúncios