Maus Cheiros #1

Postado em

fraldaSerá que você já passou pela experiência de pegar uma criança recém-nascida que acabou de fazer cocô nas fraldas? No mesmo momento que você se aproxima já percebe instantaneamente aquele cheiro desagradável. Da mesma forma isso acontece em desenvolvimento de software, quando você pega o código fonte de uma solução para dar manutenção já logo de cara sente que alguma coisa não esta cheirando muito bem. Seguindo essa visão, estarei postando os “maus cheiros” mais básicos referindo-se na verdade em um catalogo de anti-padrões que precisam ser a todo custo evitado e refatorado.

Código Duplicado

Ocorre quando encontramos pedaços de código duplicado em varios lugares diferente na solução. Você tem que decidir aonde faz mais sentido centralizar esse método e garantir que ele fique exclusivamente em apenas um lugar.

Método Longo

Ocorre quando encontramos um método com muitas linhas de código, normalmente fazendo muitas responsabilidades ao mesmo tempo. Quanto maior o método, mais difícil é de entender. Por isso, sempre seja agressivo na decomposição de métodos menores.

Para todas as informações, veja o post inicial.

“Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.” Efésios 5:1-2

Anúncios