12º Princípio Ágil

Postado em

imagesEm intervalos regulares, a equipe reflete sobre como se tornar mais eficiente, depois aprimora e ajusta seu comportamento em conformidade

Em intervalos regulares é importante que seja feita uma reflexão de tudo que aconteceu para aprimoramento e ajuste do processo de trabalho. Adotar uma metodologia ágil não é trivial, cada projeto terá suas barreiras para implantação e necessidade de adaptação para adequação, portanto é a reflexão que permitirá que seja dado o ajuste necessário para melhoria do processo.

Falando em termos de Scrum, é fundamental que ao final de cada sprint além de software funcionando a equipe avalie o que correu bem ao longo da sprint finalizada e quais são os pontos que devem ser focados para melhoria na próxima sprint. Fazer uma retrospectiva ao final de cada sprint contribui para que o projeto mantenha o ritmo sustentável, pois caso contrário os problemas acabam por sucumbir qualquer esforço na tentativa de ser ágil. É preciso que o processo seja ajustado em conformidade com a cultura do ambiente de trabalho para prover meios adequados e que facilitem a execução do trabalho pela equipe.

Os três pilares que sustentam o Scrum são: Transparência, Inspeção e Adaptação. E a reunião de retrospectiva fortalece esses três pilares ao final de cada iteração, pois é preciso transparência para inspecionar o que deve ser adaptado. Veja a fonte.

“É que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” Lucas 2:11

Anúncios