Livro de VRaptor

Postado em Atualizado em

vraptor-ebook_largeMês passado eu terminei de ler o livro VRaptor – Desenvolvimento Ágil para Web com Java e hoje gostaria de falar sobre o assunto. A minha visão sobre esse framework sempre foi à mesma de qualquer outro framework Java para web, mais um opção interessante no meio de muitas outras. Depois de ler o livro confesso que fiquei muito impressionado. Eu desconheço qualquer outro produto no mercado que tenha unido facilidade e boas praticas de engenharia ao mesmo tempo. Segue alguns dos recursos interessante do VRaptor:

  • Suporte total para CoC responsável por oferecer uma agilidade impressionante. Sobre a CoC existem opções extramente fáceis para mudar o comportamento padrão.
  • Opções de arquitetura atuais Action Based ou REST para desenvolvimento.
  • As práticas mais importantes de engenharia como MVC, IoC, e AOP.
  • Relacionado ao IoC Integração com os frameworks mais importantes utilizados: Spring, Guice, Pico e CDI.
  • Relacionado à validação tem uma API muito fácil e integração a especificação Bean Validation.
  • Liberdade total para escolha e intercambiamento da tecnologia de sua camada de apresentação uma vez que o VRaptor não cobre nenhum componente visual.
  • Modelo de componentização baseado em plugins no qual os desenvolvedores podem criar, trocar ou comercializar componentes customizáveis compatíveis. Hoje temos varios componentes super interessantes para integração com JPA, integração com Hibernate, Envio de Emails, Agendador de tarefas e autenticação e autorização.

Aproveitando o post, gostaria de abrir uma opinião sobre uma coisa. Eu vejo muito livros e artigos de revistas Java circulando por ai induzindo os leitores a fazer péssimas gafs relacionado à arquitetura e programação. A maior surpresa foi nesse livro tudo aconteceu ao contrário. O autor Lucas Cavalcante ao longo do livro explicando e induzindo o leitor a adotar as práticas mas bacanas e positivas como programação baseado em interfaces, separação de responsabilidades, TDD, inversão de controle e uso de aspectos para responsabilidades transversais. Parabéns Lucas! Você ganho um novo fã!

Minha conclusão final é VRaptor é top! É o meu framework escolhido para arquiteturas Action Based. Já adotei para um projeto real que logo entrara em produção. Eu indico o livro e o framework para todos os profissionais que desejam produzir uma solução web em Java dentro dos mais altos padrões de qualidade. Para informações sobre o framework veja o site oficial. Até a próxima pessoal.

“Os lábios do justo sabem o que agrada, mas a boca dos perversos, somente o mal.” Provérbios 10:32

Anúncios