O marketing Pessoal

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Geracao-ansiedade-degraus-carreira-profissional_ACRIMA20120620_0069_23Muitas pessoas tem a tendência de pensar que o marketing pessoal é “ficar falando sobre você mesmo”. Não, marketing pessoal é uma atitude sistemática para fazer-se notar pelas suas competências e habilidades, sendo uma ferramenta muito importante para se chegar ao sucesso pessoal e profissional. Em algum momento você já presenciou situações onde duas pessoas que exercem a mesma função dentro de uma corporação, possuindo formação e currículos semelhantes, onde uma se destaca mais que a outra, sendo sempre citada como exemplo, enquanto a outra fica totalmente a margem? Provavelmente isso ocorre, por que uma delas sabe fazer seu marketing pessoal, qualidades que fazem com que alguns consigam se destacar mais que os outros.

O que as pessoas ainda não perceberam é que tudo o que você é, faz e fala, projeta uma imagem a seu respeito! Eu te pergunto: Como as pessoas o vêm?

Imagem

A imagem é algo muito importante, pois é a sua embalagem e ela pode passar muitas informações sobre a sua pessoa. Uma roupa fora do contexto ou muito decotada, acessório inadequado ou uma excentricidade como cabelos mirabolantes, pode passar a imagem de um sujeito desleixado, inconsequente, rebelde ou implicante. O cuidado com o visual precisa ser analisado com muita atenção, a roupa correta para cada momento, a combinação estética de peças, cores e estilos, assim como cuidados com a higiene e a saúde física, pois a composição deve ser harmônica e atrativa.

Ambiente de Trabalho

Como é o seu comportamento, se seu ambiente de trabalho é desorganizado ou sujo, passa a imagem de falta de controle, desorganização e imaturidade. Excesso de objetos pessoais no ambiente sugere falta de comprometimento. Atrasos crônicos com os clientes ou no cumprimento de compromissos e términos de trabalhos, transmite forte ideia de descaso ou dificuldades em cumprir tarefas com prazos.

Comunicação

A forma como você se comunica pode criar antipatia ou empatia, portanto, perceba o quanto é importante cuidar da voz, do volume dela, da velocidade da fala, das emoções colocadas em seu discurso.  É fundamental que saibamos articular um bom discurso, assim como também usar um português correto e adequado a cada contexto.

Confusão ao comunicar-se transmite ideia de amadorismo ou desconhecimento do assunto discutido. Explicações muito longas na hora de apresentar uma ideia indicam que a proposta não se sustenta sozinha. Seja objetivo e incisivo, explicando apenas quando for necessário, mas uma aparência impecável sem conteúdo a oferecer não consegue se sustentar no mercado por muito tempo.

É muito bom participar de um ambiente amigável de trabalho onde se tem a liberdade de conversar qualquer coisa, mas ainda sim tenha muito cuidado em iniciar ou comentar assuntos fora de hora, fora contexto ou fora do ambiente corporativo. Tudo tem seu limite.

Facebook, MSN, Skype, Chat e Hobbies Pessoais

Envio de e-mails não profissionais, assim como entrar em mídias sociais no horário do expediente, ou ficar vendo aqueles seus hobbies pessoais passa uma imagem de falta de comprometimento com o trabalho e tempo ocioso. Muito cuidado com as facilidades do mundo mobile, uma vez que elas podem estar prejudicando em muito sua imagem pessoal.

Crescimento Profissional Proativo

O aperfeiçoamento sustentável do profissional é muito importante para o marketing pessoal: leitura de jornais, revistas, bons livros, reportagens, cursos de reciclagem, especializações e certificações, são fundamentais para a formação e melhoria continua da sua própria marca. A abstinência de crescimento profissional passa uma imagem de amadorismo, imaturidade e descaso total relacionado com o seu crescimento dentro da corporação.

Faça alguns questionamentos a você mesmo:

  • Que tipo de imagem eu estou passando?
  • Que tipo de marca você gostaria que ficasse vinculada a sua pessoa?
  • O que as pessoas pensam de mim quando se fala em meu nome?
  • Somos uma palavra… qual é a que melhor define você?

Nunca se esqueça meu querido amigo:  “ALGUÉM SEMPRE ESTARÁ TE VENDO!”

A elaboração do marketing pessoal não é feita da noite para o dia, ela exige força de vontade, esforço diário de adaptação e mudança constante de atitude no seu jeito de pensar, comportar e agir com o foco sempre no objetivo de conquistar e principalmente manter relacionamentos que contribuam para atingir metas pessoais. Pense em tudo isso!

“Sobre a cabeça do justo há bênçãos, mas na boca dos perversos mora a violência.” Provérbios 10:6

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