5º Princípio Ágil

Postado em Atualizado em

Business Winners 1Construir projetos com indivíduos motivados. Dê a eles o espaço de trabalho e apoio de que necessitam, e confie neles para ter o trabalho pronto

Este princípio trata de mais um conceito para o qual não existe uma bala de prata: a motivação da equipe. A única certeza que temos sobre esse tópico é que cada indivíduo é diferente do outro e se motiva de forma distinta. Então, como resolver essa questão? Na verdade, não vou propor uma solução ótima. A intenção aqui é apenas identificar pontos que podem auxiliar as empresas a terem empregados mais motivados.

O primeiro deles é justamente a confiança dos superiores no trabalho desempenhado pela sua equipe. É preciso dar autonomia aos seus empregados para decidir como uma determinada tarefa será desempenhada e confiar que essa decisão trará o melhor resultado possível. Essa atitude traz para a equipe auto-confiança, estímulo a buscar sempre realizar o melhor e, em alguns casos, soluções mais rápidas ao cliente.

O segundo é o relacionamento entre a equipe e entre ela e seus superiores. Os sentimentos de equipe e de colaboração devem ser garantidos entre todos e de forma uniforme. Não se pode influenciar no nível de relacionamento pessoal de cada um, mas promover um senso de igualdade dentro do ambiente de trabalho é importante e faz diferença. Nenhum membro da equipe pode se sentir de fora dela, nem mesmo o líder. É preciso que ele se sinta parte da equipe e compartilhe com ela, sempre que possível, os rumos do projeto. Expôr o porquê das decisões e ouvir o que a equipe tem a dizer sobre elas faz com que a mesma se comprometa com o projeto.

O ambiente de trabalho e os recursos disponíveis também são fatores de muita influência na motivação da equipe. Os recursos necessários para o desempenho do trabalho devem estar disponíveis e serem de um nível adequado às necessidades da equipe. Vale também ressaltar que o espaço de trabalho deve tornar o tempo de trabalho mais confortável e agradável e não o contrário.

Por último, mas não menos importante, o aprendizado. As pessoas atualmente estão em busca de trabalhos que possam também lhes trazer retorno intelectual, ou seja, querem aprender coisas novas. Então, sempre que possível, invista em seus empregados. Promova treinamentos, debates, palestras e etc. Mostre que você se importa com o desenvolvimento deles.

Como foi dito anteriormente, não há uma fórmula mágica para a motivação. No entanto, algumas práticas, como as citadas acima, podem ajudar a melhorar a satisfação da equipe. E lembre-se: não apenas ouça o que sua equipe tem a dizer. Realmente preste atenção às suas opiniões e sempre que possível, tome atitudes em relação a isso.  Fonte – http://blog.myscrumhalf.com/2011/09/5%C2%BA-principio-do-manifesto-agil/

“Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao pescoço; escreve-as na tábua do teu coração e acharás graça e boa compreensão diante de Deus e dos homens.” Provérbios 3:3-4

Anúncios