Programação – Item 47

Postado em

software-testing-company-605Conheça e use as bibliotecas

Escrever uma biblioteca, componente ou framework com qualidade mínimas aceitáveis requer experiência e conhecimento do contexto, tempo hábil para desenvolvimento, testes e documentação, casos reais de aplicações. E para cobrir tudo isso, muito investimento financeiro.

Dificilmente uma corporação terá poder intelectual, recursos, mão de obra disponível e tempo para competir com a comunidade mundial. Sendo assim, nunca tente reinventar a roda! Prefira sempre usar uma biblioteca, componente, framework existente JCP ou até proprietários. Veja os benefícios:

  • Reutilizar conhecimento de especialistas que criaram e das experiências daqueles que usaram antes de você.
  • Evitar a perda de tempo criando soluções ad-hoc para problemas periféricos.
  • Evolução e melhoria da qualidade da biblioteca, componente, framework tende a melhorar ao longo de tempo quando a comunidade usa, avalia e sugere melhorias. Novos recursos serão adicionados a cada nova versão diante das novas necessidades emergentes.
  • Adotar na solução as tendências atuais, proporcionando uma manutenção mais fácil por diferentes desenvolvedores.

Não querendo criticar sua capacidade com profissional, mas a economia em escala já nos ensina há muito tempo que código de comunidade recebe uma atenção infinitamente maior do que a maioria dos desenvolvedores poderia dedicar a estas mesmas funcionalidades.

Para todas as informações, veja o post inicial.

“Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.” Romanos 8:18

Anúncios