4º Princípio Ágil

Postado em Atualizado em

120a_equipeConhecedores do negócio e desenvolvedores devem trabalhar juntos diariamente durante o projeto

Integração é o ponto chave do quarto princípio do manifesto ágil. A ideia é reunir as pessoas que precisam do produto com as pessoas que o desenvolvem. Dessa forma, o produto vai sendo construído maximizando seu valor e minimizando o retrabalho.

Os conhecedores do negócio devem interagir com os desenvolvedores não para supervisionar e comandar, mas para facilitar a construção do produto. Com a convivência dia-a-dia poderão perceber o trabalho da equipe de TI e fica mais fácil vislumbrar soluções factíveis sem que o produto final perca valor.

Por outro lado, os desenvolvedores se encarregam de entender as necessidades, os procedimentos e a mentalidade do negócio. Com essa visão, fica mais fácil desenvolver o produto de maneira a atender as necessidades de negócio.

É importante notar que o princípio trata sobre “trabalhar juntos diariamente”. Conforme dito, a ideia não é criar uma pressão maior em cima dos desenvolvedores. Trabalhar juntos significa dividir problemas, arquitetar soluções, apresentar propostas e evoluir juntos. Essa interação não deve ser apenas superficial ou resumida a pequenas reuniões. Ela deve ser construída diariamente, de maneira que os grupos fiquem familizariados entre si. Após algum tempo, o grupo deverá estar uníssono em relação ao produto final.

Não é fácil reunir dois grupos diferentes e fazê-los caminhar juntos a um objetivo comum. Mas essa prática traz inúmeros benefícios para ambos. Os clientes terão um produto que atende as suas necessidades e com uma infra-estrutura de TI adequada. Os desenvolvedores terão um trabalho mais focado, diminuindo o desperdício e o retrabalho e, assim, poderão garantir mais satisfação, aceitação do produto e melhor preço para os clientes. Fonte – http://blog.myscrumhalf.com/2011/09/4%C2%BA-principio-do-manifesto-agil/

“Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.” João 15:16

Anúncios