Métodos – Item 40

Postado em Atualizado em

11 simone_assinatura_1291Projete assinatura de métodos corretamente

Escolha nomes para os seus métodos consistentemente, não repetindo nomes das classes ou de processos. Sempre use a regras do Code Convention.

Não crie uma classe com muitos métodos. Muitos métodos podem deixar uma classe difícil de documentar, aprender, usar, testar e gerenciar.

Evite listas longas de parâmetros, sendo o máximo aceitável de quatro parâmetros. Listas longas de parâmetros normalmente não são memorizadas pelos programadores usuários daquela classe e ainda é perigosa a passagem erradas da sequencia dos parâmetros. Existem três técnicas para reduzir os números de parâmetros de um método:

  1. Quebre o suporte método em métodos menores.
  2. Crie classes “Helpers” para agrupar grupos de parâmetros.
  3. Usar pattern Builder[GOF] descrito no item 2.

Sempre prefira usar parâmetros polimórficos ao invés de classes concretas, favorecendo flexibilidade nas diferentes implementações.

Prefira usar tipos enum ao invés de parâmetro boolean, fazendo seu código mais fácil de ler, usar e acrescentar futuramente outras opções.

Para todas as informações, veja o post inicial.

“Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus.” Miquéias 6:8

Anúncios