Plano de Evolução – Nível de Qualidade

qualidadeEm uma das empresas que eu atuo como consultor, eu acabei construindo uma classificação que define a qualidade da solução produzida por uma equipe de desenvolvimento Java. Esse plano foi utilizado para conscientizar qual era a real situação da qualidade do código produzido pela corporação e principalmente para traçar um plano de evolução para cada programador da equipe. Hoje eu gostaria de publicar o plano com objetivo de receber sugestões sobre o assunto. Segue abaixo:

Nível 1

É classificada como “nível 1” uma equipe de desenvolvimento que consegue codificar suas soluções Java compatível com as seguintes práticas:

  1. Java Code Convention – o código da solução é escrito seguindo o padrão mundial de organização e nomeação dos elementos de programação.
  2. Java Doc – o design da solução é 100% documentada ao mesmo tempo em que é desenvolvida.

Nível 2

É classificada como “nível 2” uma equipe de desenvolvimento que consegue codificar suas soluções Java seguindo as práticas descritas no “nível 1”, acrescidas simultaneamente das novas seguintes práticas:

  1. Princípios OOP – o código da solução contempla o uso de princípios básicos e elementares da programação orientado a objetos.
  2. Padrões de Projeto – o código da solução contempla o uso correto de padrões de projeto.

Nível 3

É classificada como “nível 3” uma equipe de desenvolvimento que consegue codificar suas soluções Java seguindo as práticas descritas no “nível 1 e 2”, acrescidas simultaneamente das novas seguintes práticas:

  1. Java Efetivo – o código da solução contempla o uso correto dos idiomas de programação Java descrito pelo Joshua Bloch em seu livro Java Effective.

Nível 4

É classificada como “nível 4” uma equipe de desenvolvimento que consegue codificar suas soluções Java seguindo as práticas descritas no “nível 1, 2 e 3”, acrescidas simultaneamente das novas seguintes práticas:

  1. Certificação de Programador Java Oficial – o código da solução contempla o uso adequado dos recursos básicos de programação e API JSE resultantes do conhecimento adquirido pela certificação oficial de programador Java.

Nível O 

É classificada como “nível O” uma equipe de desenvolvimento que codifica suas soluções Java sem nenhuma das praticas e diretrizes citadas nos outros níveis.

Dicas

Gestores responsáveis pelas equipes podem utilizar estes níveis de qualidade para propor uma plano de evolução individual a cada membro programador. Vale lembrar que o níveis podem ser cronologicamente ou randomicamente evoluídos, tudo dependendo do perfil individual de cada um, experiência com a linguagem/plataforma, disposição para aprender e força de vontade. O post fica aberto para comentários e sugestões sobre o assunto.

Disse Jesus: “Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele”. João 9:3

Anúncios