JTA no Tomcat – Conclusão

Postado em Atualizado em

imagesApós 2 semanas de muito estudo, segue abaixo minhas conclusões sobre os provedores de JTA que eu encontrei para habilitar esse serviço dentro do Tomcat:

  • Atomikos TransactionsEssentials – Fornece duas implementações diferentes, uma free chamada de “essentials” e outra “commercial” bem cara. Boa documentação e bom atendimento para quem usa a versão paga. O fórum publico para versão free é muito ruim e o pessoal não ajuda praticamente em nada. Minhas perguntas estão lá até hoje sem ser respondidas ha semanas. Eu consegui configurar no Tomcat usando Spring 2.x e 3.x e hibernate 3.3. Não consegui fazer funcionar com hibernate4. Depois de algumas pesquisar descobri que não existe essa integração, segundo a própria documentação da JBOSS. Eu desisti de usar, pois eu não quero pagar por esse serviço.
  • JBOSS Transactions – Não encontrei nenhuma documentação atual para fazer funcionar com Tomcat6 e 7. Achei um tutorial muito antigo, mas já desisti logo de inicio.
  • JOTM – Esse provedor esta completamente parado e morto com a ultima versão do produto muito antiga. Tem uma documentação razoável, mas os fóruns por ai diz que é uma implementação cheia de bugs. Não senti firmeza em usar, por isso desisti também.
  • Tyrex – Esse provedor esta completamente parado e morto com a ultima versão do produto muito antiga. Tem pouca documentação. Não senti firmeza em usar e por isso desisti também.
  • Simple-jta -Esse provedor esta com a ultima versão do produto um pouco antiga, mas parece me que o projeto esta no ar. Tem uma boa documentação de integração com Tomcat e Spring, mas não senti firmeza em usar. Por isso já desisti também.
  • Bitronix Transaction Manager – Esse provedor esta com ultima bem recente e o projeto esta em constante atualização. Tem um boa documentação de integração com Tomcat, Spring e hibernate e o fórum é bem participativo. Foi o produto que eu mais senti firmeza. Como a própria documentação diz, é uma implementação simples e completa de JTA grátis, sem mais nada a mais ou a menos. Com 10 minutos o Tomcat estava funcionando com JTA e com mais 15 minutos substitui a transação de uma solução inteira por JTA usando spring. Foi muito fácil  rápido e portável. Foi o que eu escolhi para usar, sendo a minha indicação. Agora é ver como vai se comportar em produção, apesar de que eu ainda vou dar uma boa estudada para configurar da melhor maneira para o ambiente de produção.

Estou à disposição para qualquer dúvidas sobre o assunto.

“Muitos propósitos há no coração do homem, mas o desígnio do SENHOR permanecerá.” Provérbios 19:21

2 comentários em “JTA no Tomcat – Conclusão

    Júnior disse:
    20/02/2013 às 10:34

    Opa Fernando. Boa dica, eu estava olhando um post falando sobre isso esses dias, e também vi como boa solução. Mas gostaria de saber se ao seu ver. Você enxerga o Tomcat cada dia que se passa ficando mais robusto para aguentar as aplicações que nós criamos no dia a dia? Ou ainda é melhor por optarmos pelo amigo Jboss?

    Fernando Franzini respondido:
    20/02/2013 às 12:22

    Eu tenho usado o Tomcat acrescentado de + serviços manuais configurados por mim via Spring para dar suporte para algumas soluções. Na minha opinião, quando se tem ganhos reais vale a pena…mas quando vc começa a replicar + de 50% de um servidor JEE full ja seria melhor vc migrar para um glassfish ou jboss da vida.
    É um assunto polemico hoje e complicado….

Deixe uma resposta

