O papel do gerente de desenvolvimento

Postado em

gerente“O papel de um gerente de desenvolvimento pode ser estressante, pois é a pessoa que está sempre no meio de um confronto, sendo puxado em direções diferentes pela gerência, clientes, vendas, desenvolvedores e outros. Se está fazendo bem o trabalho, ninguém percebe: as coisas funcionam de forma fluente, o trabalho é feito sem drama e todos têm o que precisam. Mas se as coisas dão errado, não importa qual a causa, a culpa é do gerente de desenvolvimento. O primeiro passo e o segredo para ser bem sucedido como um gerente de desenvolvimento está em gerir as expectativas e fazer com que todos entendam bem suas funções. Tanto o gerente como seus colegas de trabalho, precisam estar em sintonia.

Tenho visto anúncios de emprego em que era necessário profundo conhecimento de vários número de linguagens de programação e ambientes, outros exigiam a certificação PMP. E por aí vai. Embora concorde que o papel do gerente de desenvolvimento é nebuloso, ofertas de emprego como as citadas dão a sensação de que as empresas não refletiram ainda sobre o papel. Essa é uma fórmula que tende ao fracasso, tanto para a empresa como para o contratado, sob essas condições.

A principal responsabilidade é fazer com que um produto seja lançado. O objetivo é apresentar resultados para o cliente ou mercado, além de fazer tudo o que for necessário para alcançá-los. Para atingir esse objetivo, é necessário ter certeza de que a equipe de desenvolvimento é capaz de desempenhar bem o seu papel, e isso significa garantir que tenha metas claras, tanto a curto como a longo prazo, e remover impedimentos. A partir do escopo inicial do projeto, até a implantação do produto, cada etapa é de responsabilidade do gerente de desenvolvimento, que pode, e deve, delegar, mas sempre verificando se as coisas estão sendo realizadas como se deve e estando pronto para ajudar.”

O artigo completo pode ser visto no site da InfoQ.

“Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome.” Salmos 100:4

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s