Criação e Destruição de Objetos – Item 5

Postado em

Evite recriar objetos desnecessários

Durante o uso de uma solução pode existir objetos que não há necessidade de ser criados todas as vezes que aquele pedaço de código for executado. Caso isso venha a acontecer, a solução ficara lenta, gastando memória e consequentemente menos escalável. Portanto, aplique as seguintes medidas:

  • Reuse strings declarando literalmente.
  • Identifique objetos únicos da solução e os declare corretamente como estáticos ou aplique singleton.
  • Objetos imutáveis sem identidade podem ser cacheados e compartilhados ao longo da solução. Não confunda objetos únicos singleton com objetos imutáveis.
  • Não use operações matemáticas com objetos wrappers correvalentes aos tipos primitivos, o autobox/unbox criará um objeto para cada operação. Nestes casos, prefira primitivos.
  • Não faça “pooling” para objetos leves, uma vez que as JVM’s modernas de hoje já são providas de otimizações para criação e desalocamento de objetos pequenos. Somente use “pooling” para objetos que realmente apresentem um alto custo de criação.

Para todas as informações, veja o post inicial.

“Não digam, pois, em seu coração: ‘A minha capacidade e a força das minhas mãos ajuntaram para mim toda esta riqueza’. Mas, lembrem-se do SENHOR, o seu Deus, pois é ele que lhes dá a capacidade de produzir riqueza, confirmando a aliança que jurou aos seus antepassados, conforme hoje se vê.” Deuteronômio 8:17-18

Um comentário em “Criação e Destruição de Objetos – Item 5

    Rodrigo Paulo disse:
    13/09/2012 às 15:49

    Vou começar a fazer curso de Java, acho que vai ser muito bom. Curti muito seu blog e tenho certeza que me ajudará muito.

    E pra quem está querendo começar que nem eu, tem o link do curso aqui: Curso Java Impacta

    Abç.

Deixe uma resposta

