JSE M1 2010

Objetivos

Objetivo deste curso é introduzir o participante a tecnologia Java, tendo como objetivo principal concretizar o entendimento fundamental e básico referente à tecnologia. O curso aborda desde a montagem do ambiente de desenvolvimento, fundamentos da linguagem de programação, conceitos de orientação a objetos, programação orientada a objetos até conhecimentos relacionados com alguns tópicos avançados. O participante também torna-se apto à utilização das seguintes tecnologias fundamentais:

  • Threads – Execução concorrentes.
  • JDBC – Comunicação com banco de dados relacionais.
  • Collection Classes – Coleções dinâmicas.
  • Swing – Desenvolvimento de interfaces gráficas.

O curso é finalizado com a conceitualização e apresentação de alguns ambientes de desenvolvimento RAD para a tecnologia JSE.

Pré-requisitos

  • Lógica de programação e ou conhecimento em alguma linguagem de programação.

Duração: 50 hs (Turma completa)

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1.Visão Geral

O que é?
História.
Overview geral das tecnologias.
Ambiente de Desenvolvimento
Conceitualização.
Downloads, instalações e montagem do ambiente Java.

2.Fundamentos de Programação

Programas JSE.
Entradas e saídas simples.
Literais numéricos e String.
Variáveis primitivas e Objetos String.
Ciclo de Vida das Variáveis
Operadores aritméticos, relacionais, lógicos, ternário, deslocamento de bits, acréscimo, decréscimo e compostos.
Expressões.
Controle de fluxo if e swicth.
Loops while, do while, for, for collection.
Array Unidimensiol e Multidimensional.

3.Conceitos de Orientação e Objetos

Classes.
Mensagens.
Atributos.
Métodos.
Objetos.
Visibilidade.
Encapsulamento.
Herança.
Agregação.
Polimorfismo.

4.Programação Orientada a Objetos em Java

Pacotes.
Classes.
Atributos.
Construtores e métodos.
Objetos.
Comparação e Equivalência entre Objetos
Ciclo de vida de um objeto – Coletor de Lixo.
Array de Objetos.
Encapsulamento.
Herança.
Override e Overload.
Polimorfismo.
Classes e métodos abstratos
Utilização de Modificadores final e static.

5.Classes Padrões

Wrappers.
Autoboxing e unboxing.
Collections e utilização de generics.
String, StringBuilder e StringBuffer.

6.Tópicos Avançados

Interfaces.
Exceptions.
Threads.
Static Import.
Var-Args.
JavaCode Convention.
JavaDoc.

7.Java Data Base Connection – JDBC

Fundamentos e arquitetura
Componentes básicos: Connection, DriverManager, Statement, Preparedtatement e ResulSet.
Utilização com SGDB MySql.

8.Interface Gráfica com Swing

Gerenciadores básicos de Layout.
Janelas gráficas e painéis.
Componentes gráficos swing.
Caixa de mensagens.
Tratamentos de eventos – janelas, teclados, ações e mouse.

9.Ferramentas RAD

Conceitualização.
Utilização do Eclipse VEP – Visual Editor Project.
Utilização do NetBeans – Matisse Project.

Anúncios