Aprendendo Java

Postado em Atualizado em

Existem basicamente 2 formas para se aprender java:

O primeiro caminho é utilizado principalmente pelo pessoal que esta iniciando na carreira de TI e requer grande investimento financeiro: Fazer cursos de extensão intensivos, seguenciais e gradativos em empresas de treinamentos. Veja por exemplo as conceituadas empresas CaelumGlobalcode e FOR-J ou procure qualquer empresa do ramo mais perto de sua localidade. Estas empresas normalmente oferecem um leque de opções em cursos no qual vc pode estar selecionando de acordo com a plataforma que se deseje trabalhar.

O segundo caminho é utilizado por pessoas que já estão no mercado de TI atualmente trabalhando com outras tecnologias, possuindo uma certa experiência relacionado como os diferentes paradigmas no desenvolvimento desktop, web, distribuído, móvel etc. Este caminho requer bem menos investimento financeiro, porém grande esforço e força de vontade individual ……no qual não existe a necessidade de gastar horas e horas fazendo cursos, vc pode de tranqüilamente comprar bons livros, ler bons artigos e aprender sozinho.

Se vc optar por em fazer treinamentos, verifique as empresas de sua região e faça o que te interessa tipo….curso de java básico (essencial) + JDBC Java com Banco de dados + Especialista em desenvolvedor em alguma plataforma (desktop, web ou móvel) dependendo da area que se deseje atuar.

Se caso vc optar em comprar livros, segue uma lista básica de alguns ja consagrados:

1. Aprender o básico de java – Sintaxe da linguagem, conceitos OOP, programação OOP e JDBC:
Em Inglês – Head First Java
Em português – Use a cabeça Java

2. Aprender conceitos de Analise e Projeto OOP.
Em inglês – Head Fisrt APOO
Em português – Use a cabeça APOO

3. Aprender designer patterns que estam em todos o lugares da tecnologia (JSE, JEE e JME)
Em Inglês – Head First Design Patterns
Em português – Use a cabeça Padrões de Projetos

4. Tentar a certificação de programador oficial java (SCJP/OCPJP) é um grande passo para concretizar e principalmente abrir a cabeça para novos horizontes. Para todas as informações, acesse minhas dicas.

Independente de como vc ira começar (fazendo cursos ou estudando sozinho), vai uma dica fundamental e decisiva nesta hora vc tem que trabalhar com JAVA !!! Trabalhar em uma equipe real, com produção e manutenção de sistemas, principalmente dentro de equipes que contenham pessoas que sabem mais que vc !!! Isso é um grande fator que gera conhecimento nas pessoas.

Bons estudos a todos 🙂

“Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual”. Colossenses 1:9

Anúncios

16 comentários em “Aprendendo Java

    Leandro Takeda disse:
    01/02/2008 às 12:46

    Muito bom o post Fernando.
    Apenas não gostei do ultimo paragrafo: “Trabalhar com Java”, atualmente não tenho esta oportunidade e isso me desanimou.
    Mas o tempo todo disponivel me dedico a tecnologia e estou estudando firme para tirar a SCJP.
    Acho que não vejo outro modo de aprender a linguagem a não ser desse jeito, já que não consigo emprego na área e mesmo se conseguisse, como não tenho muita experiência, com certeza o salario não pagaria as minhas contas.

    Abraços,
    Leandro Takeda

    Fernando Franzini disse:
    01/02/2008 às 12:52

    Continue firme estudando até que os pontos de conhecimento, oportunidade e salário se combinem para que vc possa entrar 100% com Java.

    Romulo disse:
    01/02/2008 às 13:07

    Com certeza, aprender java requer tempo e dedicação, eu particularmente recomendo a segunda opção adquirir um livro da Head First, e estudar muito.
    Algumas literaturas não são indicadas para se aprender java, com certeza estas indicadas pelo artigo são as mais aconcelháveis, tanto para o aprendizado, quanto para certificação.
    É isso aí, se quisermos conciliarmos, oportunidade X salário, não tem outro jeito.

    Romulo,

    Cláudio disse:
    01/02/2008 às 13:54

    Acredito que é essencial para quem já trabalha em TI e nunca trabalhou com OO:
    – entender que não é só mais uma linguagem, é um paradigma;
    – entender que os conceitos de OO não são só para entender a linguagem, são para projetar o próprio software;
    – entender que os padrões de projeto são importantes;
    – entender que a análise e projeto OO também devem ser aprendidos;
    – e muita vontade de aprender.

    Fernando Franzini disse:
    01/02/2008 às 16:27

    Vale lembrar que os livros indicados cobrem todos os topicos muito bem relembrando pelo amigo Claudio. Agora força de vontade…….fica a cada um !!

    […] Indicação de livros […]

    […] Aprendendo Java Curva de Aprendizado Java Tecnologia Baseada em Especificações Explore posts in the same categories: Uncategorized […]

    JSE M1 - 24/06/08 « Fernando Franzini disse:
    24/06/2008 às 12:57

    […] para leituras: Aprendendo Java Curva de Aprendizado Java Tecnologia Baseada em Especificações Explore posts in the same […]

    […] para leituras: Conteúdo Programático Aprendendo Java Curva de Aprendizado Java Tecnologia Baseada em Especificações Site Oficial Head First Livro Use […]

    […] para leituras: Conteúdo Programático Aprendendo Java Curva de Aprendizado Java Tecnologia Baseada em Especificações Site Oficial Head First Livro Use […]

    […] com vontade de aprender Java? Neste artigo eu apresento quais são os passos iniciais. Eu termino por hoje meus amigos. O artigo fica aberto […]

    camilo lopes disse:
    12/07/2010 às 12:49

    olá Fernando,
    Excelente post, so precisar fix os links a tempo real muda direto, por isso nao gosto de linkar nada pra eles, submarino ou o site da propria editora seria melhor. Eu senti falta daquele livro head first de desenvolvimento de software. Ele nao entraria na lista nao?
    abracos,

      Fernando Franzini disse:
      12/07/2010 às 12:51

      Pois é….tenho q arrumar….

    Fernando Franzini disse:
    09/11/2010 às 19:13

    Acabei de arrumar os links !! Agora esta ok ! T+

    camilo disse:
    10/11/2010 às 03:48

    opa! fernando, realmente excelente post, e nao há segredo ou magica para aprender Java, principalmente pela gama que temos de materiais no mercado, e em portugues ja temos uma boa dose de conteudo que ajuda o iniciante, mesmo com problemas de traducoes algumas.

    p.s: obrigado por ter lembrado do meu livro 😀
    abracos,

    Java Progressivo disse:
    20/10/2012 às 14:52

    Excelente dicas!

    Lembrando que 99% do que vai aprender vem do esforço próprio, pesquisa, virando noites e pensando bastante, pra descobrir que errou ou esqueceu apenas um ou outro detalhe.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s