Qual Java framework web MVC escolher ?

Postado em Atualizado em

Para aqueles como eu que acreditam e confiam planemente no poder da especificação…..já estaria JavaServer Faces “tomando conta” do mercado ?

Para aqueles como eu que abriram mão de outros frameworks web MVC e investiram no JSF acreditando no seu crescimento e amadurecimento pode hoje ter algumas conclusões…..

Veja aqui o post que apresenta uma pesquisa relacionado com o crescimento e procura de frameworks web MVC em java. Os comentários estão de mais e bem polêmicos !!!

Eu ja tenho minha opinião formada a um bom tempo……venho usando somente JSF a 2 anos e acredito fielmente na especificação…e hoje ja podemos colher grandes benefícios disto !!!! Quem sabe não seria legal um novo post só deste assunto 😐

Se caso vc hoje esta passando pelo dilema de escolher um framework web MVC em java para iniciar um novo projeto…fica minha mais uma dica ai 🙂 …..é claro que o assunto esta aberto e cada um que faça sua escolha. Apenas se lembre que: não existe escolha certa ou errada….faça a sua baseada em fatos, requisitos e principalmente o conhecimento das conseqüências.

Veja aqui outro post interessante sobre o assunto.

Abração a todos 🙂

17 comentários em “Qual Java framework web MVC escolher ?

    romulo disse:
    06/09/2007 às 16:13

    Sem dúvida alguma, se falarmos do presente e futuro, JSF e JPA, estão em um nível acima dos demais frameworks, pois são especificações, e com isso, não ficamos “amarrados” aos vendores, e também já existem hoje no mercado várias implementações gratuitas, que nos permite utiliza-los sem problema algum.
    Com certeza, JSF e JPA, estão se tornando o “bumm”, de J2EE.
    E quem ganha com tudo isso, somos nós, desenvolvedores J2EE.

    Fernando Franzini disse:
    06/09/2007 às 16:17

    Falo tudddooooooo garotooo 🙂 !

    Rodrigo Rosa disse:
    06/09/2007 às 16:50

    Também utilizo JSF e seus derivados e estou bastante satisfeito. Tenho um projeto no falecido Oracle ADF Faces (agora Trinidad) e atualmente estou usando o Woodstock (Sun). Isso que é o bacana do JSF (a spec). Da espaço para o surgimento de diveras implementações (myFaces, por exemplo) e a evolução natural da espécie, como o caso dos componentes turbinados com Ajax (o próprio Woodstock) ou formas tranquilas de turbinar (Ajax4JSF).
    Quanto tive que tomar a decisão, há cerca de dois anos, só podia ser isso ou Struts (na melhor das hipóteses Tapestry). E hoje, o que mais existe que se compare ao JSF? Struts2? Aplicações REST? GWT??

    Fernando Franzini disse:
    06/09/2007 às 17:59

    A especificação é tudo !!!!….vc pode desenvolver, comprar, baixar, retirar e por quantos componentes quiser como componentes visuais, validadores, kit renderizadores sem detonar a aplicação etc….Eu e o pessoal das antigas sempre acompanharam e usaram muito o struts (desde 2001 – versão 1.x)……mas tenho certeza que o JSF ira passar todas as marcas !!!!!
    Eu me lembro bem que a dois anos atraz quando o JSF esta começando existia um monte de componentes avançados mas pagos !!!! como RichFaces e Galileo e hoje estão open source…na faixa !!! A questão da web 2.0 de aplicativos responsivos com AJAX ficou brincadeira de criança com JSF.
    A sem contar com o principal motivados da especificação que é oferecer as ferramentas RAD’s a especificação padrão que disponibiliza desenvolvimento com editores visuais….mas isso ainda não deslanchou……mas que em um futuro breve estara acontecendo.

    Diego Rosa disse:
    13/09/2007 às 23:34

    Fernando, você já ouviu falar ou já usou o Apache Wicket? Qual sua opinião sobre ele? Li recentemente um texto comparando o Wicket com o JSF: http://ptrthomas.wordpress.com/2007/05/14/a-wicket-user-tries-jsf/

    Fernando Franzini disse:
    14/09/2007 às 11:34

    Conheço sim Diego e venho acompanhando a algum tempo. O Wicket é diferente de todos os outros baseado na filosofia de modelo de componentes em classes. Com vc tem visto ele realmente é muito fácil de usar e com ele ocorre uma significativa redução código…mas atualmente eu não tenho conhecimento suficiente para compara-lo com JSF. Vejo que ainda é muito cedo para falar dele, uma vez que ele ainda é bastante desconhecido…quem saiba um dia ele ocupe algum espaço no mercado.
    E outra coisa…..só porque ele mais fácil, usa menos código etc etc….não quer dizer nada nada !!! Vale apena acompanharmos a evolução e ver onde vai dar….e se dar em algo……

    camilo disse:
    29/01/2010 às 22:18

    opa! Excelente topico, realmente JSF + JPA está vindo contudo, tenho estudando as tecnologias menos de 1 ano, mas os beneficios que ja conseguir extrair na fase de desenvolvimento realmente tem contribuido bastante. É como fernando falou a especificacao é tudo…
    abracos,

    rogel disse:
    03/03/2010 às 23:58

    Conheço o JSF desde a primeira versão. Eu acho que o JSF ainda possui muitos problemas, e é pouco produtivo. Quando foi lançado prometia muito e cumpria pouco. Acreditem, eu era muito empolgado com ele. Devido a ser especificação e já ter sido investido muito dinheiro, continuaram insistindo. Acho que JSF ainda luta para dar certo, e olha que já tem muitos anos. Não concordo que especificação seja tudo. Vejam o exemplo e EJB2, não sei se chegaram a conhecer, devido a complexidade sugiu o Spring, que realmente era bem melhor do que EJBs. Hoje, existe o JBoss Seam, justamente porque JSF é burocratico e complicado. Eu considero que orientação a componentes é um conceito que para ser implementado em web, tem que ser muito bem pensado, não acho que seja o caso do JSF. A um tempo atrás, existia o Tapestry, muito mais maduro do que o JSF é hoje, mas o projeto foi descontinuado. Já vi vários relatos que wicket é melhor do que JSF, mas não utilizei ainda.
    Acho que na especificação, existe mais política do que motivação para fazer algo bom. Então, é preciso ter um senso critico, para analisar e avaliar as ferramentas, e aí sim utilizar. E não, utilizar apenas usar por ser especificação..

    Se especificação fosse tudo.. como foi dito anteriormente.. não existiria espaço para outros frameworks como Spring e Wicket.. (Só um detalhe, a utilização de Spring é de 47% das empresas no mundo. Fonte: http://www.itfacts.biz/47-of-java-shops-use-spring-framework/12000)

    Fernando Franzini disse:
    04/03/2010 às 11:46

    Ola Rogel
    Vc realmente não disse nenhuma mentira !! Mas ainda sim tenho a opinião que sempre devemos considerar o produto com especificação pq quem ganha somos nós…Eu tb uso spring a muito tempo e concordo com q vc falou…mas agora teremos o EJB Little que concerteza pode tomar algum espaço do Spring. Existem outras variantes tb…pq exemplos existem framework/componentens proprietários que possuem muita qualidade como o caso do Hibernate, Spring que concerteza se encaixam em tudo isso que vc falou…entretando existem outros que realmente não valem a pena…Mas obrigado por nos fazer crescer com sua opinião. Abraços.

    Mayko disse:
    01/02/2011 às 23:10

    Olá, Parabéns pelo blog!

    Eu gosto muito de programação web e adoro ficar testando alguns frameworks. Já mexi com o Struts 1.x que tomou muito lugar no mercado, mas eu particularmente achava q ele não mudava muito de uma implementação própria com servlet, muita configuração e pouco resultado. Sempre acompanhei meio que de longe o JSF 1.x mas ainda nesta versão comparando com outros frameworks não sentia firmeza, por exemplo eu estudei muito o Vraptor e desenvolvi alguns projetos nele e a rapidez e a forma moderna de se fazer uma aplicação MVC me surpreendeu, depois acabei trabalhando profissionalmente com o Struts2, que mudou completamente da versão 1, muito mais moderno, fácil de se trabalhar e com muitos recursos e plugins. Agora com o JSF 2.0 que estou estudando acho que deve ganhar muita força e acho que vale a pena investir, porém acho que o Struts2 é mais completo apesar de muitos ainda terem um certo de receio, mas talvez quando me aprofundar no JSF 2.0 possa mudar de idéia, porque neste mundo de frameworks, o negócio não é ter preconceito e estar preparado para trabalhar com o melhor. Atualmente estou trabalhando em um local em que não adotaram nenhum framework MVC, somente JPA, pois eles já tem uma estrutura própria e não quiseram abrir mão, tive q me adaptar. que pena porque gosto muito de utilizar frameworks, mas fica para os projetos pessoais. Abraços

    […] Qual Java framework web MVC escolher ? […]

    moreirayokoyama disse:
    20/11/2012 às 01:43

    Pra mim o JSF tá mais como um MVVM do que um framework MVC.

      Fernando Franzini respondido:
      20/11/2012 às 08:58

      Da uma estudada nele que vc vai ver que ele é um framework MVC component Based.

        moreirayokoyama disse:
        20/11/2012 às 09:07

        Estou mesmo estudando. Tentando entender o papel do ManagedBean que pra mim, por enquanto, está mais para ViewModel do que Controller… e eu não consigo entender quem está fazendo o papel de controller… Pode ser que o meu mindset esteja muito rails-like, faz muitos anos que não acompanho o progresso do Java EE. Tô começando pelo JSF, e por enquanto não tô gostando muito dele não.
        Se eu conseguir enxergar a estrutura do MVC, eu comento novamente.
        Valeu.

        moreirayokoyama disse:
        20/11/2012 às 09:53

        Quem vc acha que faz o papel de controller? Por enquanto eu estou enxergando a view (um arquivo xhtml com umas tags para o view engine), o viewModel que é o managedBean, e a configuração de rotas no web.xml. Pra ser um MVC tá faltando o controller. Estou me precipitando no estudo ou são os exemplos que eu peguei que estão malfeitos?

    Fernando Franzini respondido:
    20/11/2012 às 11:07

    Controller do JSF é o FacesServlet…..http://docs.oracle.com/javaee/6/api/javax/faces/webapp/FacesServlet.html
    Vc esta se precipitando sim…..
    Va com calma e estude…..

    […] Qual Java framework web MVC escolher ? […]

Deixe um comentário

