Você sabe como pedir aumento de salário?

Pedir aumento de salario é realmente algo bem complicado, principalmente para o pessoal de T.I. que sofre grande assédio pelo mercado de trabalho, uma vez que trabalhar com tecnologia pode tanto te jogar para cima nas cabeças ou te lançar para baixo. Hoje eu gostaria postar aqui as ótimas dicas que eu encontrei no site UOL:

“Pedir aumento de salário é sempre uma questão delicada no mundo corporativo, pois não existe uma “fórmula mágica” e qualquer tropeço pode fazer com que o profissional se prejudique ou fique mal visto pelo superior. Para que esta negociação seja feita de maneira eficiente, existem algumas dicas que podem ser seguidas:

Melhor Momento

Não fale sobre aumento quando você ou seu chefe estiverem ocupados ou preocupados com algum outro assunto do trabalho. Tente agendar um horário num dia mais tranquilo. Nunca peça aumento quando o chefe te pedir um favor ou quando ele precisar de você para apagar um “incêndio” no escritório. Pode até funcionar, mas existem grandes chances do chefe achar que foi chantageado e tentar dar o troco quando não precisar tanto de você.

O Que Dizer

Demonstre que seus resultados estão superando as expectativas. Mostre que vai ser mais vantajoso para a empresa investir em você dando exemplos de resultados que você trouxe e de situações onde o seu desempenho se destacou dos demais. Levar para o lado pessoal e dizer que precisa de um aumento porque suas despesas aumentaram provavelmente não vai sensibilizar seu chefe. Não invente que você recebeu outras propostas de emprego. A negociação pode não dar certo e você ficará em uma situação ruim na empresa.

Como Negociar

Na hora da negociação é bom você saber quanto outras empresas estão pagando para um cargo semelhante. Existem pesquisas salarias disponíveis em jornais e sites. Mostre ao seu chefe que se ele tiver que contratar outra pessoa para a sua função, com as mesmas habilidades, ele vai acabar gastando mais do que te dando um aumento. Tenha um numero em mente como objetivo, mas esteja preparado para receber menos ou ter seu aumento vinculado a algum desafio.

Necessidade de Aumento

Para a psicóloga organizacional da Luandre, Darlene Souza, políticas de cargo e salários, quando adotadas nas companhias, devem ser transparentes e aplicadas mediante ao desenvolvimento, desempenho e resultados alcançados pelos colaboradores. “Sendo assim, o pedido de aumento não deveria acontecer. Entretanto, na maioria das empresas, as políticas são meramente ilustrativas, não são praticadas ou não existem. Surge então a necessidade de negociar um aumento salarial com o chefe”, explica a psicóloga.

Luiz Pagnez, diretor do Emprego Certo, afirma que muitas empresas concedem aumento para um funcionário somente quando ele tem uma proposta melhor de outra empresa fazendo com que muitos profissionais procurem outras vagas no mercado para aumentar sua remuneração. “O ideal é conversar com seu chefe e ter um feedback dele sobre o que você precisa fazer ou que resultados precisa alcançar para ter o aumento”, afirma o executivo.

Reflexões

Antes de negociar um aumento com seu chefe, o profissional deve refletir sobre alguns pontos importantes:

  • Tenho correspondido à expectativa do meu líder e da empresa onde atuo?
  • A empresa passa por um momento sólido que permite aumentar meu salário?
  • A minha remuneração está compatível com o praticado pelo mercado?
  • Será que não estou transferindo compromissos financeiros de minha responsabilidade para a empresa, visto meu salário não estar compatível com as minhas despesas?

Se ao final dessas reflexões você tiver certeza que é a melhor hora para pedir um aumento, então solicite ao seu chefe um horário para conversar sobre o assunto. “É importante que você seja claro e objetivo na solicitação e justifique o motivo pelo qual acredita merecer um aumento de salário”, explica Darlene.

Caso a resposta do chefe seja negativa, seja construtivo e otimista, entenda o posicionamento dele e da empresa e não saia dessa conversa sem ter clareza do que precisa melhorar ou quanto tempo deve esperar para ter esse reconhecimento financeiro. “Independente das questões que o deixa insatisfeito profissionalmente, o melhor caminho para você é aquele que você constrói”, diz a psicóloga.”

Levantem-se e louvem o Senhor, o seu Deus, que vive para todo o sempre. Neemias 9:5

About these ads

3 responses to “Você sabe como pedir aumento de salário?”

  1. willian says :

    Olha, estou numa empresa há 3 anos, eu era de uma função que trabalhava no campo, agora estou numa funçao administrativa e eles querem mudar minha função, mas nao vai haver aumento, manterão o salario, e dentre todos os funcionarios da minha area, eu fui o q mais me destaquei pela responsabilidade e comprometimento, contanto que me chamaram para trabalhar na matriz da empresa.
    voces acham isso certo? mudar minha função mas nao aumentar o salario??

    • Fernando Franzini says :

      Isso é politica interna de empresa…não temos como opinar em tal situação. Uma conversa la dentro deve alinhar as expectativas.

Trackbacks / Pingbacks

  1. Aumento de salário :: Kleber Carvalho - 14/09/2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 631 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: