4. O Rei é a Comunicação – Clareza e Liderança são Apenas Humildes Servos

Muitas vezes os arquitetos de softwares são aquelas pessoas intocáveis sentados em suas torres de marfim ditando especificações, decisões tecnológicas e direcionamentos relacionados o dia a dia da equipe. O problema deste modelo de liderança é que na maioria das vezes transforma o ambiente de trabalho em um lugar de conflito, discórdias, revoltas e finalmente levando o software produto final para bem longe dos seus requisitos originais.

Todo arquiteto deve saber se expressar relacionando com a comunicação das metas e objetivos de um projeto de software. Clareza descreve como deve ser essa comunicação. Nenhuma pessoa da equipe ira ler um documento com centenas de páginas relacionadas com decisões arquiteturais. Ser claro, conciso e objetivo na apresentação de suas idéias são de vital importância para um final de sucesso.

Mantenha as coisas simples desde o inicio do projeto, não caindo no erro de escrever documentos extensos e maçantes. Use ferramentas para criar diagramas que tenham o objetivo claro de apenas transmitir suas idéias. É de fundamental importância manter estes diagramas simples, uma vez que eles podem estar em constantes manutenções.

Outro meio de comunicação informal muito positivo são as reuniões na frente de um quadro branco. Não existe nada melhor para se colher idéias que trazer um grupo de desenvolvedores (arquitetos, analistas, dba etc.) para dentro de uma sala discutindo as idéias em um quadro branco. Para estes casos, tenha sempre alguma forma para registrar e distribuir entre os participantes a colheita destas idéias. Por isso jogue fora todos aqueles documentos formais maçantes e foque mais na forma de como gerar idéias de qualidade.

Uma das coisas que um arquiteto de software mais falha é em perceber que o papel de arquiteto esta indiretamente ligado a uma postura de liderança. Como qualquer líder, o arquiteto deve então ganhar o respeito dos participantes da equipe de forma a conduzir o ambiente de trabalho para um caminho saudável e efetivo.

Manter a equipe fora das tomadas de decisões é a receita certa para grandes desastres. Mas manter a equipe dentro do mesmo time cria um ambiente colaborativo favorável para a construção da aplicação. Ou seja, o arquiteto deve adquirir a “camaradagem da galera”, mantendo todos focados na evolução arquitetural. Trocando as palavras, trabalhe com eles e não contra eles! O ambiente do projeto em geral será fortemente saudável quando todos os envolvidos se sentirem parte da solução.

Mark Richards

Para todas as informações, veja 97 Coisas que todo arquiteto de software deve saber.

“Não se deixem dominar pelo amor ao dinheiro e fiquem satisfeitos com o que vocês têm, pois Deus disse: Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei”. Hebreus 13:5

About these ads

One response to “4. O Rei é a Comunicação – Clareza e Liderança são Apenas Humildes Servos”

  1. Marcelo A. Alves says :

    Bom dia a todos!
    Fernando,

    Concordo em genero número e grau. Quero acrescentar também, através de uma esperiência minha, que um arquitetor mesmo sendo esperádo que sejá um especialista na tecnologia a qual está trabalhando eu acredito que, o que tem que ser mais que um especialista é saber ouvir a equipe, pois não sabemos 100% de tudo em 100% do tempo. Tendo a equipe como um parceiro de trabalho este pode ter e/ou saber de algo que possa fazer a diferênça e o projeto ser um sucesso.

    Atenciosamente,

    Marcelo A. Alves
    Analista e Arquiteto de Sistemas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 663 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: