Receita de Bolo SCJP

Continuando a seqüencia de artigos (Dica 1Dica 2Dica 3) sobre a prova SCJP, hoje resolvi documentar uma receita de bolo para ajudar o pessoal a se localizar no momento de se preparar para a prova. Então la vai:

Passo 1

Tenho ajudado muitos iniciantes a estar começando sua carreira prestando a prova e percebo que muito das vezes a boa vontade atropela a razão. Para estes iniciantes, o primeiro passo é entrar no mundo da “filosofia Java”! Ou seja, o individuo precisa criar uma base solida com raízes profundas antes de entrar em qualquer assunto ou decoreba da certificação. Para isso acontecer é preciso começar devagar, estudando os fundamentos da tecnologia. O melhor livro de Java para isso é o Head First Java que aborda o conteúdo com excelência. Volto a dizer, se você esta nesse passo, não se preocupe com nada mais agora, seu foco é simplesmente aprender os fundamentos da tecnologia Java. Então, siga o livro, faca os exercícios, pergunte sobre as dúvidas em uma lista, faça um curso básico mais perto de sua casa etc.
Aqueles que porventura já dominam o básico podem estar pulando esse passo, sendo que cada um precisa ser honesto consigo mesmo. Quero lembrar aqueles aventureiros de plantão que se não possuírem uma boa base, não vai adiantar nada tentar prova por que ela foi elaborada estrategicamente para bagunçar os conceitos e complicar as respostas. Quase 100% daqueles que tentaram falharam mais de uma vez. Por isso, vai à dica de amigo: comece de forma correta para terminar com sucesso!

Passo 2

Após o básico assimilado, o candidato pode então agora se aprofundar investindo em um livro específico da certificação. Dos vários existentes eu indico o mais bem conceituado que é o dos autores Kathy Sierra e Bert Bates – SCJP Sun Certified Programmer for Java 6 Study Guide.
Objetivo desse passo é fazer o candidato consolidar os conceitos e descobrir os lugares principais das possíveis pegadas da prova. Leia varias vezes e faça os exercícios daqueles capítulos no qual se identificar alguma dificuldade. Se houverem dúvidas, consulte amigos já certificados ou entre em fóruns sobre prova pedindo ajuda.

OBS 1 – O candidato não pode passar desta fase se possuir dúvidas! Volte e estude novamente! Na minha opinião este é o ponto crucial de reprovação, porque se o candidato não consolidar o conteúdo, ele terá grandes chances de perder as questões sobre o assunto.

OBS 2 – Não tente decorar nada agora! Entenda que este passo consiste no momento reservado para se aprender e entender o conteúdo.

OBS 3 – Não faça nenhum exercício do livro ainda. Deixa para mais adiante.

Passo 3

Depois do conteúdo digerido e consolidado, agora é o momento triste e odiado por muitos de iniciar o chamado “decoreba”. Quero te dizer uma verdade: “Entender não é dominar” e por isso os candidatos terão que investir um tempo considerável para memorizar determinados conteúdos de certos aspectos da prova. A dica para a memorização é:

  • No final de cada capítulo do livro SCJP indicado possui um resumo final do conteúdo que apresenta um suposto roteiro de memorização. Faça uma copia de cada um deles e agrupe em uma mini apostila. Estude sistematicamente até o dia da prova! Vai chegar um momento que a pessoa vai estressando de tanto ler a coisa, então continue! É nesse momento que as coisas estão sendo gravadas na cachola :) .

OBS – Não faça nenhum exercício ou simulado precocemente! Gaste um tempo razoável memorizando o resumo.

Passo 4

Agora o candidato chega ao ponto de iniciar a resolução dos exercícios verificando assim o quanto de conteúdo já conseguiu assimilar. Comece resolvendo os exercícios existentes no final de cada capitulo do livro indicado e posteriormente faça outras opções de exercícios – existem vários sites com opções de exercícios bem interessantes.

OBS 1 – Não faça nenhum simulado real ainda por que o objetivo deste passo é estabelecer um termômetro para medir o nível de assimilação do conteúdo já estudado.

Se o candidato possuir uma porcentagem razoável se acertos, acredito que uma média de 70% do geral, ele pode estar passando para o próximo passo. Caso contrário, ele devera levantar seus tópicos fracos, voltando a fazer os passos 2 e 3 somente daqueles tópicos.

OBS 2 – Outro conselho de amigo – não passe para o próximo passo sem voltar a estudar o conteúdo que não se consolidou! Se o candidato foi mal nos exercícios iniciais, ele será completamente detonado pelos exercícios oficiais! Neste momento o candidato precisa reconhecer que tem partes no conteúdo da prova que ele ainda esta fraco, mesmo cansado ele deve voltar atrás e refazer os estudos. Continuar daqui para frente sem consolidar o conteúdo é tomar a decisão de reprovar na prova. Os tópicos que mais comuns aqui são OOP, generics e threads.

Passo 5

Este é ponto no qual o candidato começara a fazer os simulados que emulam o ambiente real da prova. Existem vários no mercado que podem ser adquiridos, mas aquele que eu mais indico é o Whizlabs. Sempre revise as questões erradas durante os simulados e volte para o passos 3 levantando o “porque” que não se consegui acertar.
Se o candidato foi aprovado em todos os simulados, ele pode estar passando para o próximo passo. Caso contrário, ele devera levantar seus tópicos fracos, voltando a fazer os passos 2 e 3 somente daqueles tópicos.

OBS 1 – Durante este passo o candidato esta na reta final e com isso já pode pagar e agendar o dia da prova. Não agende a data para muito longe do último simulado uma vez que qualquer intervalo de tempo poderá esfriar o conteúdo. Minha sugestão é que o candidato continue lendo o resumo e resolvendo simulados semanais até o dia anterior a prova, fazendo-o chegar como conteúdo na “ponta da língua”.

Passo 6

Acorde bem, tome um bom café da manhã e vai encarar a prova  :-) !!!
Me coloco a disposição para esclarecer ou ajudar a qualquer interessado na prova. Abraços e até a próxima.

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:16

About these ads

7 responses to “Receita de Bolo SCJP”

  1. camilo lopes says :

    excelente post! Fernando. Dar o apoio pra quem está no mundo java e quer ser um SCJP. Agora eu sentir falar de um livro ali no passo 2, nao sei pq. rs. :D

    abracos

  2. Fernando Franzini says :

    kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Ja dei a dica do seu livro nos posts anteriores !!
    Mas bem lembrando…ele pode entrar bem no passo 2.
    Abraços =D

  3. ricardo deus says :

    mto bom…
    passei na minha scjpa semanaha passada….

  4. Rodrigo Aramburu says :

    Estou empacado no passo dois e com medo do três!

    • Fernando Franzini says :

      A coisa não tem segredo…é ir devagar e constante….
      Quando precisar voltar…tenha paciência, volte e estude…
      La no final quando passar vc verá que valeu a pena !
      Abraços :)

  5. alisonrodrigues054 says :

    Em dezembro começo a maratona de estudo para SCJP, pretendo fazer em março ainda, mt boa as dicas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 676 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: