Certificação – SCJP

Esta certificação é a mais importante de todas em minha opinião, sendo que é ela quem fornece o “conteúdo base” para que qualquer pessoa possa ter a possibilidade de se desenvolver “razoavelmente bem”, utilizando os vastos recursos disponíveis nas plataformas JSE, JEE ou JME. Se caso vc pretende se tornar um programador profissional, se aprofundar e realmente trabalhar com as tecnologias java, não tenha dúvidas de que essa é a certificação que indiscutivelmente deve ser investida o mais rápido possível, sendo que é nela que os candidatos conseguem vencer a parte mais pesada da curva do aprendizado que atormenta a cabeça dos iniciantes.

Ela cobre a sintaxe os recursos da linguagem, implementação de algoritmos e comandos de fluxos, algumas API’s fundamentais da JSE, conceitos de orientação a objetos, implementação dos conceitos OO na linguagem java, conceitos em programação concorrente (Threads) e programação em classes templates (Generics). Já quero te adiantar dizendo que não será facil :( , uma vez que a própria filosofia do conteúdo da prova com complicadas questões e suas pegadinhas de sintaxes, algoritmos, fluxos, OOP etc.., fazem dela muito cansativa e pesada de ser estudada. Entretanto, não tenha dúvidas de que realmente vale a pena investir !!!

Além do certificado internacionalmente reconhecido, da orgulhosa carteinha da SUN com seu nome e daquele broche muito bacaninha ;) , o candidato sai prova outra pessoa, com outra visão do mundo OO e podendo nem perceber o quanto de coisas/conceitos acabou aprendendo e concretizando. O melhor de tudo é que o certificado SCJP ja tem um diferencial no mercado e esta com a mente completamente preparada para se aprofundar ou se especializar com qualquer das plataformas (JSE/JEE/JME) e concerteza um grande futuro a frente ! Lembrando sempre que a SCJP é um ótimo começo, mas as coisas não terminam por ai :D hehee.

Atualmente temos duas quentes versões da prova que apenas se diferem em algumas poucas questões sobre API’s cobradas, veja o link para o descritivo completo aqui: SCJP 5.0 e a SCJP 6. Sempre recomendamos que se faça a ultima versão, mas devido ao fato das irrelevantes diferenças entre as duas versão, o pessoal tem preferido a 5.0 pela possibilidade e facilidade de ser feita em português. Segue abaixo os links para livros, sites e mocks.

1. Livro fundamental: Head First Java
2. Livro 1 específico para SCJP
3. Livro 2 específico para SCJP:
4. Study Guide Site.
5. Revista Mundo Java Edição 18 – Artigo completo.
6. Revista Mundo Java Edição 27 – Poster I.
7. Revista Mundo Java Edição 28 – Poster II.
8. Revista Mundo Java Edição 29 – Poster III.
9. Mock 1 – Ótimo livro em português.
10. Mock 2 – Whizlabs SCJP (recomendado).
11. Mock 3 Free – JavaBeat Site.
12. Mock 4 Free – SCJP Emulator.
13. Guia de Estudos Camilos Lopes

Me coloco a disposição para ajudar qualquer interessado em fazer a prova. Bons estudos para todos.

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” João 14:6

About these ads

36 responses to “Certificação – SCJP”

  1. Leonardo Alcantara says :

    Como sempre bons artigos. Este é um bom conselho para todos. Hehehe isso me lembra que eu preciso estudar mais pra tirar a minha no meio do ano.

  2. Fernando Franzini says :

    Continue firme Leonardo na caminhada !! E obrigado pela força !

  3. Ricardo Vertuan says :

    Fernando estou a procura de um conselho: faço a prova SCJA ou posso começar pela SCJP?

  4. Fernando Franzini says :

    Faça a SCJP primeiro !!! É uma importante certificação….depois faça é comum fazer uma especialista para JSE, JME ou JSE dependendo da area que vc deseje atuar…depois disso faça a SCJA que vai abrir as idéias para visão mais ampla de todas as plataformas e suas colaborações.
    Mas se quiser começar do “inicio” e seguir a SCJA + SCJP + especialista tb não tem problema não !

  5. Franklin Dattein says :

    Fernando,
    só tenho uma observação, na parte em que está escrito “utilizando os vastos recursos disponíveis nas plataformas JSE, JEE ou JME.”
    Esta frase me passa a impressão de que a SCJP afere conhecimentos nesta área, quando na verdade apenas JSE é coberto pela prova.
    Parabéns pelo texto. Estou habilitando sua notícia lá no PJ.

    Abraço

  6. Fernando Franzini says :

    Ola Franklin
    Perceba que esta frase não esta dizendo que a prova cobre as outras plataformas…mas sim que ela tem o conteúdo base para que as pessoas possam ter o conhecimento prévio necessário para entrar posteriormente nas tecnologias das outras plataformas. Mas obrigado pela ‘alo’ !
    A paz.

  7. Luis Messias says :

    Ola, vi a sua pagina e me interessei, fiz os cursos sl110 e o sl275 da sun, e estou estudando para a certificacao de programador, vi em seu texto que ha 2 versoes da prova uma 5.0 e a outra 6, eu quero fazer em versao em portugues, tenho que escolher a 5.0? eu pensei que so tinha uma versao dessa prova…..

    Desde ja, agradeco a sua colaboracao!
    Luis

  8. Fernando Franzini says :

    Luis me adicione no seu msn que eu posso de dar todas as informações que vc quiser. Meu msn esta no página about. A paz.

  9. Gabriela says :

    Oi Fernando,

    Nossa, suas dicas realmente são muito boas. Já faz um tempo que trabalho com desenvolvimento em JAVA mas ainda não tirei a certificação. Estou planejando pro ano que vem, quando acabar a pós que estou fazendo. Gostaria de saber se a prova em português do Java 5.0 é confiável? Já peguei muitos livros com traduções ruins e tenho um pouco de receio. Você recomenda fazer em inglês ou em português? Você acha que vale esperar pela prova do 6.0? Ainda não tem aqui né?

    Obrigada pela atenção,
    Gabriela

  10. Fernando Franzini says :

    Oi Gabriela…Recomendo fazer a prova em inglês sim !!! Como vc já sabe as traduções não são ideais e na realidade mesmo vc não chegar muito longe sem inglês…Oque eu acho legal é se caso uma pessoa tivesse vontade de tirar a certificação mas realmente não tivesse nada nada de inglês….dai vale a pena tirar um português….pq independente da língua…oq vale é o CERTIFICADO !! Me coloco a disposição para ajudar no q precisar…se quiser estou disponível no msn todos os dias. A paz.

  11. Fernando Franzini says :

    Em relação a versão…sempre faca a ultima versão !!!

  12. Felipe says :

    ola fernando, gosto de java, conheço java e pretendo tirar certificação.
    so q o problema é que eu nao sei muito bem ingles, e pelo q eu fiquei sabendo a SCJP5 é em portugues e a SCJP6 é em ingles. o q vc me diria para escolher?

  13. Edson P. Franco says :

    Olá Fernando,

    O conteúdo do site está muito bom e com dicas valiosas em relação as certificações Java!

    Estou pleiteando me certificar em SCJP – 5, e atualmente possuo uma versão ainda em PDF do livro da Kathy Sierra – SCJP: Certificação Sun para Programador Java 5 , gostaria de saber independente do fato de cada pessoa ter uma linha de aprendizado, uma forma de absorver informações, alguma forma metodológica que você aconselharia como base para o estudo da certificação, quantidade de minutos ou horas diários de estudo, esse tipo de coisa …

    Eu trabalho com Java cerca de 1 ano, mas já vejo a plataforma de desenvolvimento faz 2 anos e meio.

    Muito obrigado e parabéns pela iniciativa de contribuir conosco suas informações precisas. Um abraço para todos!

  14. Fernando Franzini says :

    Eu tenho algumas dicas sim:
    1. Estude periodicamente.
    2. Realmente leia e entenda o conteúdo. Não fique tentando acabar com as paginas rápidas.
    3. Releia e preste atenção nos capitulos apresentar certa dificuldade.
    3. Faça Cards. A prova do SCJP tem muito conceito e prática que envolve OOP. Então faça cartões com resumos descrevendo brevemente o conteúdo, conceito ou pedaço de código que vc quer memorizar.
    4. Faça os exercícios e os MOCK de forma seria sem muita repetição. A repetição faz vc ter uma falsa sensação que vc esta acertando…mas foi que vc já decorou as perguntas.
    5. Repita os exercícios e os mocks intercaladamente para sua mente possa perder a referencia das respostas e não começar a obter uma falsa média.
    Cara isto da até um post…..vou bolar um bem legal…T+

  15. Soriano says :

    Olá! :)

    Um amigo meu (Bruno Fonseca) me recomendou que eu lesse o seu blog.. Já é a terceira vez que eu passo por aqui, e normalmente eu não me arrependo… :) Eu estudo pra tirar a SCJP 6, e estou lendo lá o book em inglês. Estudo enquanto estou no trabalho, não leio em casa, nem nos finais de semana.

    Sempre que me aparece alguma pegadinha, ou algo que eu não saiba, eu preparo um post-resumo e publico em meu blog. Tá, eu sei, raramente alguém vai lá e lê, mas pelo menos eu tenho guardado, com o mesmo estilo de humor (só que baiano) da versão inglesa do livro. :)

    Faço bem desta maneira ou é perda de tempo? Afinal de contas, já tem tanto blog com resumos em slides por aí…

    Abraço…

  16. Fernando Franzini says :

    Ola Soriano

    Faz bem sim !!! Parabéns pela iniciativa e eu deu uma olhada no seu blog…muito legal…e boa sorte na prova !!

  17. Filipe says :

    Olá Fernando, sou técnico em informática, onde aprendi um pouco sobre as linguagens PHP e Object Pascal(DELPHI), e estou começando agora à aprender JAVA.
    Conheço um pouco da sintaxe e os conceitos iniciais sobre orientação à objetos. Gostaria que você me desse uma sugestão de como devo prosseguir os meus estudos para de fato aprender esta linguagem extremamente robusto e perfeita que é o Java.
    Também gostaria de saber se já devo focar em uma certificação e qual é o caminho ideal para me tornar um bom programador em JAVA.

    Obrigado pelo espaço, e fico no aguardo de suas respostas!!!!
    Será que é bom eu aprender inglês por agora?!?!!?

    abraço

    OBS: Muito bom e completp o seu Artigo

  18. Fernando Franzini says :

    Caminhos para apreender java – http://fernandofranzini.wordpress.com/2008/02/01/aprendendo-java/

  19. Jackson William says :

    Boa tarde, acabei de ler outro artigo com a dica dos livros para certificação SCJP 6 e acabei de comprá-los daqui a 5 dias eles chegaram, estou iniciando este caminho para a certificação e desde de já quero agradecer a dica pelos livros e a disponibilidade de ajudar as pessoas.

    Um grande abraço Fernando.

  20. Fernando Franzini says :

    Fala Jackson !! Boa sorte e bons estudos ;)

  21. Josenildo Costa says :

    Olá Fernando,

    Sou analista de sistemas , trabalho com java a quase 3 anos e estou querendo dedicar um tempo ( cerca de 2 ou 3 horas por dia) para tirar uma certificação SCJP.Tenho o Use a cabeça java, e vou relê-lo para lembrar dos fundamentos.Pretendo me submeter a SCJP 5.0 , pois meu inglês é britânico kkkk.
    Queria saber onde obtenho os vouchers ? , qual a validade ? Se é bom eu relê o use a cabeça java , ou seria melhor passar logo para um livro específico?
    Obrigado e parabéns por sua iniciativa.

    Josenildo Costa.

    • Fernando Franzini says :

      Ola Josenildo

      O livro Head First Java é o basicão….vc não precisa reler se vc ja esta familiarizado com todos os conceitos básicos de Java. Vc realmente saberá se esta bem com os fundamentos depois que começar a estudar firme e a fazer alguns simulados. Então a dica é …passa para o livro especifico da prova mesmo, e se caso vc perceber algum tópico que esteje fraco…volte para os capítulos de ambos os livros.
      Atualmente vc paga a prova direto no site – http://www.prometric.com com cartão credito, tendo uns 30 dias de prazo para marcar sua prova. Todas as minhas dicas estão ai nos post.
      Bons estudos e a paz.

  22. Rodrigo Melo says :

    Olá Fernando,

    Boa noite!

    Vou começar a estudar para tirar a certificação da OCJP 7, mas gostaria de alguns esclarecimentos….

    Pelo que entendi no site, agora para o programador ter a tão desejada certificação OCJP 7, se faz é necessário fazer 2 provas, são elas:

    1)
    PRIOR CERTIFICATION
    Oracle Certified Associate, Java SE 7 Programmer

    2)
    EXAM
    1Z0-804
    Java SE 7 Programmer II

    Fontes:

    http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=505

    http://education.oracle.com/pls/web_prod-plq-dad/db_pages.getpage?page_id=141#middleware

    Sendo assim, eu gostaria de saber quais são os materiais mais interessantes para estudar e o qual a diferença entre o OCJP 6 e 7?

    Espero que você possa me ajudar :). E como você diz: “Boas festas e um próspero ano novo de muito Java!”

    Rodrigo MElo

    • Rodrigo Melo says :

      Eu vi que vai sair o livro da Kathy Sierra para o OCJP 7, mas será em 22/07/2012 :(. E Estou querendo tirar até março de 2012.

      Livro:

      • Fernando Franzini says :

        Como eu falei…não vai dar certo. Vc pode fazer a prova beta na raça. Eu no seu lugar faria a versão 6 mesmo. A versão da certificação java não importa, oq vale é ser credenciado.

    • Fernando Franzini says :

      Ola Rodrigo

      O novo modelo combo OCP ainda esta em BETA e não foi oficializado. Por isso, não teríamos como comparar ou ver livros uma vez que o conteúdo da prova esta sujeito a alteração. Aconselho vc a fazer a SCJP versão 6 conhecida.

      • Rodrigo Melo says :

        Ok. Fernando, muito grato :). Irei começar os estudos seguindo os seus conselhos :). Espero dar as boas novas em breve :).

        Fica na paz :)!!!

  23. Maicon says :

    Olá Fernando, eu sou mais um apaixonado pela tecnologia Java, também queria tirar uma certificação, eu gostaria de uma indicação de uma escola que prepara para certificação SCJA ou SCJP, eu já tenho certa experiência com Java SE, Java EE
    Qual seria uma boa escola.

    Obrigado

  24. matheus says :

    Tudo bom Fernando?

    Estou começando a me preparar para minha 1º Certificação, SCJP.
    O exame para Java 6 mudou de nome, não é mais 310-065 agora é 1Z0-851. Tudo bem…

    Será que não valeria a pena encarar as duas provas, 1Z0-8033 e 1Z0-804, e certificar-se para Java 7?

    Em termos de reconhecimento e preparação para futuras certificações, não estaria perdendo tempo certificando-se Java 6?

    Obrigado!!

  25. matheus says :

    Sendo assim, como já estou estudando este conteúdo para mim seria melhor fazer 1º a prova 1Z0-804 e depois 1Z0-803 para conseguir o certificado.
    Sabe se é possível invertermos a ordem de realização das provas?

  26. GustavoBite says :

    Não deixando de ser diferente dos seus outros posts, excelente, com certeza.
    Comecei a um pouco tempo o estudo, tenho o livro SCJP Exame 310-055 Java 5.
    Achas que é muito desatualizado?
    Estou por dentro das últimas releases do openjdk.

    Achas que devo nem continuar nesse livro, devo trocá-lo por outro?

    Fica na paz, abraço.

  27. GustavoBite says :

    Agradeço pela informação.

    Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 685 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: